Última data comemorativa antes do Natal, Dia das Crianças movimentou varejo em SC

Atualizado em 27 dezembro, 2017

Ticket médio registrou alta, mas não refletiu no caixa dos empresários

O Dia das Crianças aqueceu o comércio catarinense este ano e impactou em dois indicadores do varejo: o ticket médio e a contratação de temporários registraram alta na comparação com o ano passado. Conforme a pesquisa de Resultado de Vendas da data, realizada pela Fecomércio SC com empresários de sete cidades, o valor ficou na faixa de R$ 175,96, aumento de 35,6% em relação ao ano anterior (R$129,81).

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

Confira também o relatório de Avaliação do Consumidor

Cerca de 10% das empresas ampliaram o quadro funcional para atender a demanda no período, frente aos 6,4% de 2016. O índice chegou a 22,9% em Itajaí, enquanto em Blumenau apenas 1,7% contratou.

Apesar da alta no ticket médio, o volume de vendas mais tímido freou o faturamento do setor este ano no Estado. A variação foi negativa (6,6%) em relação à mesma data do ano anterior, mas positiva (5,5%) quando comparada aos outros meses.

O comportamento do consumidor neste período reforça a intenção do catarinense de fechar o ano com as contas em dia. “Os dados apontam que a maior fatia (57%) optou pelo pagamento à vista, entre dinheiro (13,8%), cartão de crédito (28,4%) e cartão de débito (14,8%). Outra boa notícia é que o estado acumula 10 altas consecutivas no volume de vendas no varejo, conforme números do IBGE de agosto, e deve ter um dos melhores natais dos últimos anos”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

A pesquisa foi realizada com 398 empresas do comércio de Santa Catarina, nas cidades de Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis, entre os dias 13 e 17 de outubro.