MERCADO

Varejo catarinense tem alta nas vendas, mas perde ritmo em julho

Atualizado em 10 setembro, 2020

Os resultados do volume de vendas em julho foram bastante positivos no país e acima das projeções, com um crescimento de 5,2% do varejo restrito e de 7,2% do varejo ampliado, na comparação com o mês anterior. Porém, este desempenho ainda não cobre as perdas da crise- a retração é de 1,8% e 6,2% no acumulado do ano. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados nesta quinta-feira (10) pelo IBGE.

O varejo ampliado em Santa Catarina continuou a apresentar ganhos (+3,5% na comparação com o mês anterior), porém em um ritmo menor, o que também é esperado após o choque positivo inicial relacionado a desembolsos depois de um represamento do consumo. Esse comportamento ocorreu de maneira mais concentrada em junho no Estado e em julho se percebe também no agregado nacional.

No acumulado do ano, o setor está com volume de vendas-1,1% menor que o mesmo período do ano passado. Porém, ao considerar as receitas nominais, já está em patamares positivos em 1,2% – o resultado é puxado principalmente pelos materiais de construção. O grupo de Veículos, motocicletas, partes e peças ainda se encontra em patamares bastante negativos no acumulado, com uma recuperação mais lenta a partir de junho.

Santa Catarina teve o melhor resultado no país no varejo restrito, com alta de 3,4% nas vendas, de janeiro a julho. Já na comparação mensal, apresentou ligeira queda de 0,5%  puxado principalmente pelos grupos de “Combustíveis e lubrificantes”, “Livros, jornais, revistas e papelaria” e “Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação”, que ampliaram suas perdas no acumulado do ano para -11,7% -41,8% e -28,7%, respectivamente. Os demais grupamentos apresentaram avanço nas vendas ou reduções das perdas acumuladas.

Leia também

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa