Vendas no Dia das Mães aqueceu varejo em Florianópolis

Atualizado em 21 dezembro, 2017

As vendas do Dia das Mães movimentaram o comércio em Florianópolis neste ano. Com ticket médio de R$220,19, pouco acima do gasto estadual (R$ 218,90), mas abaixo do valor investido em 2016 (R$ 239,98), a Capital teve alta de 3,3% no faturamento na comparação com o ano anterior. Já em relação aos meses comuns do ano, a receita cresceu 25,2%, conforme a pesquisa de Resultado de Vendas da Fecomércio SC, realizada com 435 empresas catarinenses.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

Confira também o relatório de Avaliação do Consumidor

Para atender a demanda no período, 8,9% dos empresários contrataram temporários, o menor índice entre as sete cidades pesquisadas.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, apesar de quedas pontuais em algumas cidades, os dados reforçam a tendência de recuperação do comércio. “Este comportamento mostra uma reversão no cenário: nas outras datas o ticket médio teve alta na comparação com o ano anterior, por que aqueles com maior poder aquisitivo continuavam consumindo, porém o volume de vendas estava menor. Já neste Dia das Mães, as vendas aumentaram e a receita também, reflexo da redução da inflação, queda dos juros e também a entrada dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)”, explica.

O cartão de crédito foi bastante utilizado na Capital: 30,9% compraram à vista e 27,6% parcelado. Outros 25,2% optaram pela compra no débito. Segundo a percepção dos empresários, a pesquisa de preços não foi muito adotada nas lojas: 54% consideraram a frequência baixa, 32% alta e 14% razoável.

 Avaliação do consumidor

Os setores de vestuário (35,3), calçados/bolsas (12,9%) e flores foram os mais procurados neste ano, com gasto médio de R$125,80, R$132,75 e R$85,40, respectivamente.  As roupas permanecem no topo da lista dos presentes por três anos consecutivos.  As lojas de rua (75,9%) foram os principais destinos de compras, à frente dos shoppings (16,7%).

Enquanto 88% dos entrevistados efetivaram as compras, 12% dos consumidores deixaram a data passar em branco- indicador em queda nos últimos anos.  A maioria (90,3%) afirmou que adquiriu os presentes inicialmente planejados e 6% não encontraram os produtos.

A economia também falou mais alto na data: se em 2016 a maioria levou as mães para almoçar em restaurantes, neste ano 47% optou por comemorar na casa de familiares, representando uma queda de 11,1%.

Confira o relatório de Avaliação do Consumidor

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