Vice-presidente da CNC fala em congresso da Adjori SC sobre como o Brasil vê o seu interior

Atualizado em 23 junho, 2015

O vice-presidente Administrativo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Darci Piana, defendeu a sustentabilidade dos veículos de comunicação do interior do Brasil, área responsável por mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas as riquezas geradas pelo país). Reconhecendo que aqueles empresários de comunicação sobrevivem a inúmeras adversidades, ele os classificou como “guerreiros do jornalismo”.

Piana fez em Florianópolis, em 19 de junho, a palestra de abertura do 43º Congresso da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori SC) e 5º Encontro Nacional de Jornais do Interior, eventos apoiados pela CNC. Ele falou para cerca de 600 pessoas sobre o tema “Como o Brasil vê o seu Interior”. Estavam presentes à solenidade autoridades do Estado, parlamentares, o secretário geral da Confederação, Marcos Arzua, e o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas.

Segundo o dirigente, que também preside a Fecomércio-PR, a CNC, as federações de comércio e os sindicatos empresariais consideram relevante a parceria em prol da sustentabilidade da imprensa do interior. “É importante que os pequenos jornais continuem crescendo e se tornem instituições sólidas.”

O empresário estabelecido no interior, seja do comércio, seja da indústria, tem necessidade de informação, de conhecimento sobre a realidade do local onde tem seu negócio, para vender o seu produto e impulsionar o crescimento de sua empresa, argumentou Piana. “E as informações confiáveis de sua região não são produzidas pelos grandes veículos, mas por aqueles instalados nas cidades de menor porte.”

Na avaliação do vice-presidente Administrativo da CNC, um encontro como o promovido pela Adjori, é oportuno por permitir debater com profundidade o papel dos veículos impressos diante das cada vez mais usadas plataformas digitais, com suas informações instantâneas no celular ou tablete. O evento, disse, incentivou os participantes uma discussão franca, além de oferecer oportunidade para assistir palestras com profissionais com visão ampla desse processo.

“Do lado do comércio, a CNC e as federações nos Estados têm uma responsabilidade fundamental porque integram o alicerce que dá sustentação às nossas empresas de comunicação, quer sejam elas de jornais, rádios ou TV”, concluiu Piana. Os dois eventos foram encerrados em 21 de junho.

Fonte: CNC