Workshop em Chapecó qualifica empresas e entidades para certificação de responsabilidade social

Atualizado em 08 agosto, 2016

Representantes de empresas e entidades da região Oeste de SC participaram na última quarta-feira (3), em Chapecó, do Workshop sobre a Certificação de Responsabilidade Social de Santa Catarina, criada pela Lei Nº 12.918/2004 para reconhecer e destacar exemplos de políticas de gestão pautadas em responsabilidade social. O evento foi uma iniciativa conjunta do Legislativo Catarinense e da Fecomércio/SC, com o apoio do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom).

Durante a capacitação foram debatidos critérios do edital e apresentados os cases do SESC (entidade certificada e premiada) e da Unimed (empresa certificada). O gerente da Divisão Sindical da Federação, Rafael Arruda, destacou a atuação conjunta para a certificação e a premiação de boas práticas, por meio de uma comissão mista composta por 16 organizações catarinenses. “Em 2015, 239 empresas e entidades participaram do processo e 94 receberam a certificação. Este ano, a expectativa é superar este índice e dar visibilidade àquelas que fazem a diferença em Santa Catarina”, pontua.

Conforme a assessora parlamentar da Assembleia e integrante da comissão, Elisângela Schappo, a certificação visa reconhecer atitudes, comportamentos e valores a partir da associação de dois tripés: motivação (obrigação legal, compaixão social e do interesse comercial) e impactos (social, econômico e ambiental). “A responsabilidade social empresarial é uma forma de gestão ética e transparente, que precisa valorizar o desenvolvimento humano”, afirma.

Inscrições até 12 de setembro

Podem ser inscritos na certificação projetos de empresas públicas e privadas, sociedades de economia mista e entidades com fins não econômicos catarinenses, com base no Balanço Socioambiental ou Relatório de Sustentabilidade 2015.

Responsabilidade Social: Alesc lança edital que valoriza boas práticas

Serão concedidas duas modalidades de reconhecimento: o “Certificado de Responsabilidade Social”, com validade de um ano para todas as organizações; e o “Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC”, para seis empresas privadas, segundo o porte e segmento, e duas entidades que apresentarem o melhor nível de desempenho em termos de responsabilidade social.

A inscrição é gratuita e pode ser feita até 12 de setembro no site