ECONOMIA

Fecomércio SC lança série especial sobre Reforma Tributária

Atualizado em 26 março, 2021

A Reforma Tributária já se arrasta há anos no Congresso e retornou recentemente ao centro dos debates com o avanço na tramitação das  propostas apresentadas, que têm como objetivo comum simplificar o processo de arrecadação e modernizar o sistema tributário brasileiro.

Considerada uma das pautas prioritárias para a Fecomércio SC, a Reforma Tributária será tema de uma Série Especial com diferentes conteúdos para aprofundar a discussão. Serão abordadas as particularidades de cada projeto de lei, suas diferenças e características, além dos possíveis impactos econômicos para o setor.

“Esta reforma é urgente e indispensável para a retomada do crescimento econômico. A maneira como se arrecada impostos no Brasil é extremamente burocrática e onerosa, além de induzir a perda de competitividade de quem produz”, avalia o presidente da entidade, Bruno Breithaupt.

O Calendário das Obrigações Tributárias dá a largada na série. O conteúdo reúne informações sobre os prazos para entrega de obrigações acessórias e pagamento de tributos e será publicado mensalmente para facilitar o dia-a-dia do empresário. A ferramenta permite buscas por data, tributo ou palavra-chave.

Propostas de Reforma Tributária em tramitação:

  • PEC nº 45/2019 (Câmara)- acaba com cinco tributos e cria os impostos sobre bens e serviço, como a proposta dos senadores;
  • PEC nº 110/2019 (Senado) – acaba com nove tributos e cria dois impostos, um sobre bens e serviços (IBS) e um imposto específico sobre alguns bens e serviços;
  • PL nº 3.887/2020 (Governo)- cria a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), em substituição ao Programa de Integração Social (PIS) e à Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins)

> Leia mais sobre Reforma Tributária

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.