ECONOMIA

Série de pesquisas mostra mudança na percepção dos catarinenses durante pandemia

Atualizado em 10 março, 2022

A Fecomércio SC realizou uma série de pesquisas e sondagens para compreender os impactos da Covid-19 na vida das pessoas e nos negócios em Santa Catarina em 2021. Os dados retratam as mudanças no comportamento ao longo da pandemia, desde hábitos de consumo a percepções sobre o cenário econômico e social.

– 2021-

Janeiro 2021

No início do ano passado, a vacinação ainda era incipiente. O mundo havia começado a imunização em dezembro e as primeiras doses foram aplicadas no Brasil a partir do dia 17 de janeiro.  Foi neste cenário-  onde as informações sobre a vacinação não estavam totalmente popularizada-  que esta pesquisa foi realizada.

25% dos consumidores em SC não pretendem tomar vacina contra Covid-19

Março 2021

Em março, com o agravamento da pandemia, dados da Fecomércio SC apontaram que  37,2% dos consumidores só saiam de casa quando era essencial e 52,1% estava tomando cuidados, mas já saiam para trabalhar. Na época, 39,2% dos consumidores ou pessoas de suas residências haviam se contaminado- desses, 4,4% já tinham perdido um parente para a doença.

Itens essenciais lideram compras em lojas físicas em SC

Abril 2021

Em abril, a Fecomércio SC apurou como a pandemia afetou o orçamento dos consumidores: 38,4% afirmaram estar gastando menos, pois realizaram corte nos gastos, principalmente com entretenimento fora de casa (70,1%) e por estarem planejando melhor as compras. Entre aqueles que estavam gastando mais, 88,4% apontaram que os produtos estavam mais caro.

Infográfico: impactos da pandemia no comportamento de consumo em SC

Maio 2021

Neste mês, o questionamento foi direcionado ao local de compras. A maioria afirmou que estava indo em lojas físicas (91,4%) e realizando ações de prevenção durante estas compras (94,6%).  Com a imunização em curso no Estado, a pretensão de se vacinar chegou a 75,2%, sendo que 12,5% já estavam vacinados.

Infográfico: percepção do consumidor sobre vacina, prevenção e auxílio emergencial em maio

Junho 2021

Em junho, a pesquisa buscou compreender se os consumidores estavam atentos a CPI da Covid, que movimentou a discussão política da época. Quase oito em cada dez (79,6%) estavam acompanhando e 20,4% não.

As formas de compras não essenciais mudaram para 81,7% dos consumidores, com 53,5%  evitando qualquer compra desnecessária e 23,4% aprendendo a avaliar se a compra era realmente necessária.

Info traz percepção dos consumidores sobre CPI da Covid e compras em junho

Agosto 2021

As atividades econômicas já estavam retomando o ritmo, mas ainda não estavam nos níveis pré-pandemia. A maioria dos entrevistados (29,3%) acreditava que iria normalizar entre seis meses a um ano, 17,8% entendiam que demoraria de um a dois anos e 17,3% em seis meses.

As compras grandes, como x e x, não estavam nos planos dos consumidores consumidores.

Oito em cada dez catarinenses estão cautelosos com compras grandes

Outubro 2021

O passaporte da vacina entrou na pauta. A Fecomércio SC apurou que 73,4% dos consumidores era a favor a medida sanitária para evitar a proliferação da Covid-19. Para os favoráveis, a segurança da família e da população (37,1%) era o principal motivação. Já quem era contra (20,7%), justificava que deveria uma escolha individual (36,4%).

Percepção do consumidor catarinense sobre passaporte da vacina e outros

Novembro 2021

A segurança em relação ao contágio chegou a 83,7% próximo ao fim do ano.  Quase a metade tinha a percepção de que a pandemia estava controlada e se posicionou a favor da liberação do uso de máscaras em locais públicos ( 58,7%).

Oito em cada dez consumidores estão seguros em relação ao contágio da Covid-19

Dezembro 2021

A vacinação infantil já estava no radar, mas ainda não havia iniciado. A maioria dos consumidores se mostrou a  favor  da imunização do público infantil (62,4%).  O fim da pandemia (26,%%) lidera a lista dos maiores desejos para o ano de 2022.

Pesquisa em SC aponta percepção sobre vacinação infantil, mudanças nas compras e expectativas para 2022

– 2022-

Janeiro 2022

A nova onda de contágio da Covid-19 no início do ano impactou nos negócios e trouxe prejuízos em Santa Catarina. Sondagem da Fecomércio SC aponta que 76,7% dos entrevistados afastaram colaboradores positivados ou com suspeita de Covid entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. A maior parcela (31,1%) precisou afastar ‘nove ou mais funcionários’, seguido por ‘de dois a três’ (24,4%)- a média foi de 5,64 pessoas.

76,7% das empresas precisaram afastar colaboradores após nova onda de Covid em SC

 

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