SESC/SENAC

Professores de gastronomia do Senac são jurados no Berbigão do Boca

Atualizado em 13 fevereiro, 2023

O Festival Gastronômico do Berbigão do Boca, festa que abre oficialmente o Carnaval de Florianópolis, conta com o apoio do Senac desde a primeira edição, há 19 anos. A Instituição patrocina o concurso para valorizar a cultura e a tradição local- o molusco, que faz parte da identidade da capital catarinense, deve ser a estrela da receita.

Os professores do Senac fazem parte do júri técnico, que tem como missão escolher o melhor prato típico. Voltado a cozinheiros amadores, o concurso é uma forma de valorizar a regionalidade e a tradição do berbigão na cidade, mostrando como os nativos da Ilha consomem o molusco.

“Avaliamos três critérios: apresentação, paladar e a inovação e criatividade desse prato. Há ainda o júri formado pelos organizadores da festa e o júri popular, que vem fazer a torcida. Nosso intuito é valorizar essas pessoas que estão trazendo a regionalidade para o concurso, muitas vezes com receitas de família e isso é muito importante dentro da gastronomia”, pontua a coordenadora do curso de gastronomia da Faculdade Senac Florianópolis, Michelle Hoffmann.

Segundo a coordenadora, a importância da regionalidade é trabalhada com os alunos durante a formação. “Dentro da sala de aula, sempre instigamos os nossos alunos a valorizarem os insumos regionais, pois queremos mostrar que a alta gastronomia não precisa ser feita com produtos importados e sim com o que se tem na própria cidade”, afirma.

Três duplas venceram o festival: o primeiro colocado foi o “Berbigão do Dacica”, feito por Márcio Alves e Rafael das Neves, seguido pelos pratos “Conchiglione recheado de berbigão com farofa cítrica”, criado por Camila Borges e Emiliani Barbosa, e o “Risoto do Rei”, feito pelo casal Rosa Helena Gaio e Rodrigo Sember.

Leia também

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.

ECONOMIA 10 maio, 2024

Primeiro trimestre do ano tem crescimento de 4,4% no comércio varejista