INSTITUCIONAL

COFEM debate reforma tributária, voto de qualidade e coisa julgada

Atualizado em 14 março, 2023

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (COFEM) reuniu-se na manhã desta segunda-feira (13), no Sesc Cacupé, em Florianópolis, e debateu a importância da reforma tributária, o fim do voto de qualidade no Tribunal Administrativo Tributário (TAT), o respeito à coisa julgada, além da necessidade de investimentos na infraestrutura de transportes de Santa Catarina.

Em relação à questão tributária, o setor produtivo defende a participação da região sul no grupo de trabalho criado para analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 45/19), que tramita na Câmara dos Deputados. O Conselho também defende que a Assembleia Legislativa (ALESC) derrube o veto do governo ao projeto de lei que extingue o voto de minerva no TAT. O projeto foi aprovado por unanimidade pela Assembleia em maio de 2022, mas foi vetado pelo governo no mesmo ano.

Outro tema abordado foi a preocupação com a recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Contribuição Social sobre Lucro Líquido. A Corte decidiu que um contribuinte que obteve uma decisão judicial favorável com trânsito em julgado, permitindo o não pagamento de um tributo, perde automaticamente o seu direito diante de um novo entendimento do STF que considera a cobrança constitucional.

O COFEM também destacou o desfecho positivo das negociações do piso regional, lideradas em âmbito empresarial pela FIESC, ressaltando o respeito nas conversas entre empregadores e trabalhadores.

O Conselho é composto pelas Federações das Indústrias (FIESC), do Comércio (FECOMÉRCIO), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (FETRANCESC), das Associações Empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC), além do Sebrae-SC.

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.