Fecomércio SC apresenta resultados do Ciclo 2015 do Sistema de Excelência em Gestão Sindical

Atualizado em 20 novembro, 2015

Para encerrar o Ciclo 2015 do SEGS – Sistema de Excelência em Gestão Sindical, criado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Fecomércio SC apresentou os resultados do programa aos sindicatos afiliados em encontro na tarde de terça-feira (17), no Sesc Cacupé, em Florianópolis.

Disponível para as 34 federações da CNC desde 2008, o SEGS foi desenvolvido para alinhar as práticas de gestão sindical entre os integrantes do Sistema Confederativo da Representação Sindical do Comércio (Sicomércio). Por meio de uma série de indicadores e ações, os líderes e executivos sindicais são capacitados para atuação na defesa dos interesses das empresas que representam.
O assessor da Coordenação de Programas Externos da CNC, Alexandre Marcelo, apresentou os resultados do ciclo deste ano no país e em SC. Na esfera nacional, 31 federações concluíram o ciclo, com a participação de 448 sindicatos. Já em SC, 27 dos 68 sindicatos concluíram o Segs 2015.
Entre as novidades do Ciclo 2015, Marcelo reafirmou a parceria firmada pela CNC com a Fundação Nacional de Qualidade – FNQ, cujo selo é utilizado pelo SEGS. A intensificação do uso de novas tecnologias, como videoconferência e videoaulas, utilização do software de gestão nos sindicatos, padronização dos sites das entidades sindicais e o programa de marketing associativo também foram ressaltadas.
A equipe da Fecomércio SC também apresentou aos sindicatos o Relatório de Gestão (RG), instrumento para o acompanhamento e avaliação das ações e do desenvolvimento das entidades no SEGS. O RG, entregue a cada Sindicato presente no encontro, traz informações estratégicas relacionadas ao processo de planejamento e programação das iniciativas de gestão para o próximo ano.
A ferramenta demonstra a situação dos sindicatos com foco no sistema gerencial adotado, considerando parâmetros quantitativos e qualitativos dos fundamentos do Prêmio Nacional da Qualidade®, por meio dos Critérios da Excelência: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Para aprimorar as ações de melhoria e o sistema gerencial da entidade, o RG também destaca os quesitos que precisam de maior vigilância e monitoramento, classificando os temas com pontos fortes, fracos e de alerta na gestão.

De acordo com Cecília Miranda, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Institucional (NDI) da Fecomércio SC, a comparação anual de 2013, 2014 e 2015 mostra a evolução das práticas de gestão sindical dos participantes do SEGS, possibilitando uma leitura das áreas que cresceram, mantiveram os resultados ou precisam de ações corretivas.

Foi lançado no encontro a 4ª edição do Prêmio Destaque Gestão Sindical e os critérios para a premiação. Podem participar do Ciclo 2016 todos os responsáveis pela implantação do programa nos sindicatos. O prêmio será entregue aos três primeiros que cumprirem as etapas do SEGS e atingirem a maior pontuação de acordo com os critérios pré- estabelecidos, entre eles: elaboração de plano de melhorias, autoavaliação, acompanhamento dos indicadores prioritários, conclusão de curso online e mapeamento de processos.

>  Fecomércio SC entrega Prêmio Destaque Gestão Sindical 2015