Fecomércio SC e FIESC juntas a favor da educação no Estado

Atualizado em 23 novembro, 2015

 A Fecomércio SC passou a integrar o movimento Santa Catarina pela Educação, projeto desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), desde 2012. O termo de cooperação foi firmado entre a FIESC e Fecomércio SC com suas respectivas entidades.

A iniciativa trata da educação a partir dos três anos de idade até formação e pós-formação dos alunos ingressos no Sistema S, formado pelo SENAI/SESI e SESC/ SENAC, e busca estimular o setor produtivo para a promoção de ações que elevem a qualificação do trabalhador.

Para o vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, a mobilização busca articular o poder público e a iniciativa privada para superar a fragilidade da educação nos aspectos relacionados à escolaridade, qualificação profissional e qualidade de ensino, com foco nas demandas da área profissional.

"Vamos trabalhar em conjunto buscando a implementação de ações benéficas dentro do sistema S e também fora dele, inclusive na educação pública. Infelizmente temos um sistema político falido, que reflete negativamente na saúde, segurança e educação, é o momento de fazermos nossa parte, para que os futuros gestores do nosso país tenham acesso à formação familiar, social e educacional, só assim podemos efetivamente a melhorar as condições do Brasil", defendeu Spagnoli.

Entre as ações desenvolvidas estão a qualificação de educadores, promoção do acesso e da conclusão na educação básica, com a adoção de novas estratégias e ferramentas por professores e alunos.

"Estamos dando hoje um grande passo no sentido da qualificação da educação de Santa Catarina. Queremos fazer de SC um laboratório que possa influenciar a educação dos demais Estados do País", salientou Glauco Côrte, presidente da FIESC.

Segundo a Relação Anual de Informações Sociais de 2014, do Ministério do Trabalho e Emprego, cerca de 30% dos trabalhadores do comércio não possuem escolaridade básica completa.

"Estimular os jovens para sua formação educacional e técnica é fundamental para mudarmos esse cenário", Spagnoli ainda reforçou o engajamento da Federação no projeto, com a atuação de seus representantes nas Câmaras Regionais do Movimento, instituídas nas 16 regiões de vice-presidências da FIESC.

Leia também

MERCADO 16 julho, 2024

Empresários catarinenses esperam crescimento de 18,2% nas vendas durante este inverno

ECONOMIA 16 julho, 2024

Fecomércio avalia impactos nas mudanças da Reforma Tributária

PESQUISA 15 julho, 2024

Intenção de gasto dos consumidores catarinenses para o Dia dos Pais deste ano cresceu 18,6%

MERCADO 12 julho, 2024

Volume de serviços cresceu 5,4% no acumulado do ano, aponta Pesquisa Mensal de Serviços