Mais de 50% dos consumidores fez pesquisa de preço na compra do material escolar em Florianópolis

Atualizado em 02 março, 2016

Estratégia-chave para economizar em tempos de recessão, a pesquisa de preço foi adotada por mais da metade dos consumidores (51,0%) na compra do material escolar em Florianópolis, à frente do comportamento estadual (31,7%). A pesquisa de resultado de vendas realizada pela Fecomércio SC e FCDL/SC aponta que o tíquete médio (valor gasto por compra) na capital foi de R$ 107,55, enquanto no estado foi R$ 103,41. Leia a pesquisa completa

Comércio de SC registra queda no faturamento na venda de material escolar

Para o comércio o faturamento no período caiu 3,8% em relação ao ano anterior, mas registrou alta de 21,4% se comparado aos demais meses. O levantamento foi feito com empresários de livrarias e papelarias, lojas de departamento e supermercados em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

“Os rendimentos familiares apresentam os menores resultados desde 2009, enfrentamos juros elevados, além do cenário de baixa criação de vagas e fortes pressões inflacionárias. Assim, os pais e responsáveis estão mais comedidos na hora de realizar as compras, especialmente por que precisam adquirir o material do ano inteiro de uma só vez e isso precisa caber no orçamento”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

“Muitas famílias negociaram com as escolas, desde o valor das mensalidades até a lista dos materiais a adquirir”, completa Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs de SC, “o que repercutiu no comércio”. Para Tauffer, o ambiente de competição por preços mais acessíveis foi favorável aos consumidores. “Para não perder clientes os lojistas comprometeram suas margens de lucro até o limite do possível”, justifica.

O pagamento em dinheiro (30,2%) foi a opção mais usada no período, seguido pelo cartão de crédito à vista (25%) e parcelado (22,9%). Quase metade dos consumidores (54,2%) compraram apenas os itens que não puderam reutilizar do ano anterior, resultado que também explica a queda do faturamento, ou itens em promoção na loja (21,9%). A lista completa de material escolar foi adquirida por 18,8%.

Olhar do consumidor

O relatório de Avaliação dos Consumidores, que detalha a experiência de compras vivenciada na data, destaca que 94,4% dos pais e responsáveis encontraram com facilidade os itens procurados, apontando que o comércio manteve seus estoques abastecidos e com diversidade de produtos. A maioria (70,2%) também afirmou que dos produtos solicitados na lista de material escolar eram necessários, embora 25,2% questionaram o pedido de produtos como bola de tênis, panelas e excesso de folhas de papel.

Leia o relatório da avaliação dos consumidores