Consumidor de Itajaí reaproveitou material escolar de 2015 para economizar

Atualizado em 02 março, 2016

Reaproveitar o material escolar do ano anterior foi a opção mais utilizada pelos consumidores de Itajaí para economizar na volta às aulas, de acordo com a pesquisa de resultado de vendas da Fecomércio e FCDL/SC, indicando que 74,2% compraram apenas os produtos que faltavam para completar a lista, bem à frente da média estadual (50%). Leia a pesquisa completa

Comércio de SC registra queda no faturamento na venda de material escolar

Como consequência desse comportamento, a cidade teve o segundo menor tíquete médio por compra de Santa Catarina (R$ 89,27), atrás apenas de Joinville (R$ 81,97). Embora tenha movimentado o comércio, com faturamento 16% maior do que os meses comuns, o período teve queda de 11% em relação ao desempenho de 2015.

“Os rendimentos familiares apresentam os menores resultados desde 2009, pois enfrentamos juros elevados, além do cenário de baixa criação de vagas e fortes pressões inflacionárias. Assim, os pais e responsáveis estão mais comedidos na hora de realizar as compras, especialmente por que precisam adquirir o material do ano inteiro de uma só vez e isso precisa caber no orçamento”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

“Muitas famílias negociaram com as escolas, desde o valor das mensalidades até a lista dos materiais a adquirir”, completa Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs de SC, “o que repercutiu no comércio”. Para Tauffer, o ambiente de competição por preços mais acessíveis foi favorável aos consumidores. “Para não perder clientes os lojistas comprometeram suas margens de lucro até o limite do possível”, justifica.

A principal forma de pagamento das compras de materiais escolares foi em dinheiro (50%), seguido pelo parcelamento no crédito (17,7%), com cartões de crédito e débito empatados (14,5%). A pesquisa de preço não foi tão expressiva como nas outras datas comemorativas: 54,8% dos estabelecimentos perceberam frequência mais baixa, 35,5% alta e 9,7% razoável. O índice de consumidores que adotam esta estratégia pode variar por conta da comparação de preços na internet e a tendência de autoatendimento nas lojas.

O levantamento foi feito com empresários de livrarias e papelarias, lojas de departamento e supermercados em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

Olhar do consumidor

O relatório de Avaliação dos Consumidores, que detalha a experiência de compras vivenciada na data, destaca que 94,4% dos pais e responsáveis encontraram com facilidade os itens procurados, apontando que o comércio manteve seus estoques abastecidos e com diversidade de produtos. A maioria (70,2%) também afirmou que dos produtos solicitados na lista de material escolar eram necessários, embora 25,2% questionaram o pedido de produtos como bola de tênis, panelas e excesso de folhas de papel.

Leia o relatório completo da avaliação dos consumidores