Itajaí tem menor gasto médio na Páscoa em Santa Catarina

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Os consumidores de Itajaí foram os mais econômicos com os gastos na Páscoa deste ano em Santa Catarina. A cidade registrou a menor média por compra (R$ 76,90), abaixo do verificado em nível estadual – R$ 100,97, conforme a pesquisa de resultado de vendas realizada pela Fecomércio SC e Federação da CDLs de Santa Catarina. O resultado é reflexo da inflação elevada, que compromete a renda das famílias, e da percepção sobre a deterioração do mercado de trabalho.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

“Com o aumento dos custos de 2015 para cá, os empresários já esperavam uma Páscoa menos doce, tanto que adequaram seus estoques e usaram estratégias diferenciadas para atrair as famílias, com promoções, brindes e formas de pagamento mais facilitadas. Em comparação aos meses comuns do ano, tivemos um aumento de quase 10% nas vendas”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

“Os catarinenses foram conservadores nos gastos, como esperávamos, mas não deixaram de comprar”, acrescenta Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “Os empresários do varejo estão promovendo um esforço histórico para fomentar as vendas e manter os empregos”, observou.

Com o panorama de retração nas vendas e na receita, os empresários de Itajaí dispensaram a contratação de temporários no período, enquanto 5,7% no estado reforçou o atendimento para a data. A opção de pagamento mais usada em Itajaí foi à vista no cartão de crédito (31,3%), seguido pelo parcelamento (28 1%). Conforme 69% dos empresários, a frequência da pesquisa de preço foi considerada baixa e apenas 31% avaliaram como alta. Outro indicador importante para verificar a performance da data é o percentual dos produtos que sobraram. Neste ano, quase metade (49,5%) do estoque inicial não foi vendido, um dos piores desempenhos no estado.

A pesquisa foi realizada com 351 empresas do comércio de Santa Catarina, divididas nas cidades de LagesChapecóItajaíBlumenauJoinvilleCriciúma Florianópolis.

Avaliação do Consumidor

12,2% dos consumidores desistiram de adquirir produtos para a data – 3,4% acima do que no ano passado, conforme o relatório de avaliação do consumidor, que detalha a experiência de compras dos catarinenses na Páscoa. O resultado está associado ao contexto econômico do país, que se agravou nos últimos 12 meses, com retração da renda e diminuição do acesso ao crédito.

Embora o chocolate lidere o ranking dos produtos mais procurados no período, com 84,7%, um percentual de 15,3% presenteou com itens de segmentos diversos, como vestuário/calçados (9,2%) e brinquedos (5%). A economia falou mais alto e a maioria optou por caixas de bombom e barras de chocolate (52%), no lugar dos tradicionais ovos (42,1%).

Aqueles que presentearam com vestuário e calçados foram os que mais gastaram (R$ 155,60), seguidos pelos consumidores que compraram chocolates (R$ 106,08) e brinquedos (R$ 93,26). Os principais locais para as compras foram os supermercados (60,7%) e as lojas de rua (28%). O atendimento do comércio foi bem avaliado (com nota 8,55), onde o melhor atributo foi a cordialidade (8,70), seguido pela clareza do atendente (8,54).

Confira o relatório de Avaliação do Consumidor