Empresários catarinenses compartilham estratégias para driblar recessão e mover o mercado

Atualizado em 14 abril, 2016

A figura de um iceberg invertido foi a analogia usada para estimular um novo olhar sobre a economia, durante evento da ADVB/SC e Fecomércio SC, que reuniu empresários catarinenses na terça-feira (12), em Florianópolis. Se por um lado, a ponta que emerge sobre a água e toma conta dos noticiários e discussões é a queda de 4% no PIB nacional neste ano, entre outros indicadores negativos, abaixo da superfície existe um mercado de economia diversificada, com empresas que são referências globais em empreendedorismo e inovação, além de características que destacam Santa Catarina no cenário nacional, como o menor índice de desemprego do país e distribuição de renda equilibrada.

> Confira a galeria de fotos​

“Diante desse cenário adverso,com cerca de 60% das famílias catarinenses endividadas​, cabe a nós escolher entre reagir e assumir o protagonismo para fazer a economia girar ou ser contaminado pelo pessimismo e os números negativos da economia brasileira. Os empresários precisam dar os primeiros passos e começar nas pequenas mudanças. Esta é a hora para se reinventar, fazer mais com menos e buscar oportunidades”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

A opinião é compartilhada também por Daniel de Oliveira Silva, presidente da ADVB/SC. “Mesmo num cenário desafiador onde os números não estão favoráveis, é possível buscar oportunidades. Nós da ADVB entendemos que isso acontece através do uso de ferramentas de marketing e vendas. A crise é momento para inovar. O empresário tem que agir, sair da inércia, para ter novas oportunidades. Temos ainda muito para explorar e mover o mercado. A campanha “Eu movo o mercado”, tem esse objetivo, incentivar e desafiar o empreendedor a olhar o outro lado do iceberg”, explica Daniel.

Referências no mercado

Para inspirar as lideranças, três indicados ao Prêmio Personalidade de Vendas 2016, Mário Neves, presidente dos veículos da RBS em Santa Catarina, Nilso Berlanda, fundador da Lojas Berlanda, e Topázio Silveira Neto, presidente da Flex Contact Center, comandaram o painel de debates. Confiança, visão de mercado e muito trabalho foram palavras imperativas nos três discursos.

Mario Neves citou o movimento Decida vencer, lançado pela emissora em 2015, que destacava cases de empresários e especialistas que apostaram na gestão eficiente para driblar o panorama desafiador. "Estamos mostrando a realidade da crise nos veículos da RBS, mas também trazemos exemplos positivos e boas práticas desenvolvidas em Santa Catarina para estimular a confiança do mercado”, afirma.

Retenção de talentos e olho no caixa são as principais lições de Topázio Silveira Neto. De acordo com o empresário, a recessão tem um forte componente emocional e é necessária uma mudança de postura para encará-la. “O Brasil é maior que a crise. Acho que todos os dias a gente deve acordar, atender bem o cliente, buscar inovação, melhorar nossa produtividade e, sobretudo, controlar as finanças. É importante manter os bons funcionários e mostrar que o trabalho deles é essencial para mudar a realidade”. Com matriz em Florianópolis e 11 unidades de operação na Capital, Lages, Xanxerê e São Paulo, a Flex Contact Center emprega mais de 11 mil profissionais.

O momento exige que o empresário esteja adequado à nova realidade econômica, de acordo com Nilso Berlanda, empresário à frente da maior rede estadual de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos em número de lojas. “Em 2014 já tínhamos um sinal de que o varejo e a economia passariam por uma mudança. Fomos em busca de soluções para nos mantermos firmes: começamos a fazer a solicitação de dedução de alugueis, enxugamos a empresa e também partimos para a área industrial, buscando produzir produtos para ter um preço mais competitivo lá na frente. Quando o cenário mudar, teremos novamente a oportunidade de voltar a crescer e avançar”, comenta animado. 

Leia também

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Workshop sobre inspeção predial nos condomínios é realizado pelo Secovi

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Governo Federal amplia rol de benefícios inseridos na obrigatoriedade de envio da DIRBI

INSTITUCIONAL 05 setembro, 2024

Senac HUB Tecnologia é lançado em Joinville

INSTITUCIONAL 03 setembro, 2024

Fecomércio avança nas tratativas do Sesc e Senac Canarinhos em Gaspar