Lageanos optam por compras parceladas no dia das mães
Na contramão do restante do Estado, as compras a prazo devem ser uma opção bastante utilizada em Lages no dia das mães. Embora 67,9% dos consumidores planejam pagar em dinheiro, a pretensão de parcelamento chega a 28,1% na Serra, 18,5% no cartão de crédito e 9,6% no crediário, enquanto na média estadual o índice é de 18,9 %.
Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra
O consumidor deve gastar cerca de R$ 141,97, valor abaixo da média estadual (R$ 159,89) e do ano anterior (R$ 155,65), conforme aponta a pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC e a Federação das CDLs de SC (FCDL/SC).
A queda na expectativa está relacionada à situação econômica do país, com inflação elevada, queda na confiança dos consumidores, acesso mais restrito ao crédito e desaceleração da renda. Pelo menos 40,4% das famílias declararam estar em situação pior do que o ano passado; 34,1% consideram que permanecem no mesmo patamar e 25,5% afirmaram que estão melhor financeiramente.
Os empresários devem apostar em estratégias de vendas para minimizar os efeitos negativos da retração do mercado, segundo Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC. “O dia das mães movimenta praticamente todos os segmentos do comércio, especialmente o vestuário e o mercado de beleza. Mesmo afetado pelas incertezas econômicas, o catarinense não vai deixar de presentear a mãe, apenas deve mudar a faixa de preço. É uma boa oportunidade para os lojistas avaliarem a gestão do negócio, ajustando os custos à nova realidade e treinando bem as equipes para atrair clientes e manter o movimento nos seus estabelecimentos”, avalia.
Para Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, os números não surpreendem, já que na Páscoa os resultados das vendas foram semelhantes nas lojas e supermercados (-10,2%). “Esta situação é clara pela insegurança política que contamina a economia do país. Porém os lojistas se prepararam, renovaram os estoques e estão focados em obter o quadro mais favorável possível”, afirma.
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Perfil do consumidor
As promoções (37%) são o principal atrativo para o público, seguido pelo preço (35%) e atendimento (12%). No topo do ranking os lageanos também são os que mais vão pesquisar os valores (86,1%) no estado e comprar no comércio de rua (86,8%).
Vestuário (43,8%), perfumes/cosméticos (11,5%) e calçados/bolsas (13,5%) lideram a lista de artigos mais procurados.