Metade dos consumidores de Florianópolis comprou à vista no dia das mães

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Gasto médio na cidade ficou mais elevado do que no ano anterior

Para fugir do endividamento mais da metade (50,4%) dos consumidores optou pela compra à vista dos presentes para o dia das mães em Florianópolis: dinheiro foi usado por 21,8%, enquanto débito e crédito ficaram empatados com 14,3%. O gasto médio ficou em R$ 239,98, pouco acima do comportamento estadual (R$ 232,64) e do valor registrado na cidade no ano passado (R$ 191,75), conforme a pesquisa de resultado de vendas da Fecomércio SC e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL/SC).

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

Apesar do valor mais elevado este ano o faturamento caiu 6%. Já em comparação aos meses do ano sem datas comemorativas, a data teve desempenho bastante expressivo: as vendas aumentaram 26%, mostrando o impacto positivo no volume de vendas.

“O dia das mães é o principal motor das vendas no primeiro semestre do varejo, mas neste ano os resultados refletem o momento da economia nacional e a falta de confiança. Com o aumento da restrição ao crédito e a desaceleração da renda das famílias, os filhos optam por artigos que caibam no orçamento e formas de pagamento mais flexíveis”, afirma Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC.

“A chegada do frio às vésperas da segunda data mais importante para o comércio varejista impulsionou as vendas e a expectativa do consumidor. As mudanças dos rumos do país também se refletiram na motivação do catarinense em aumentar o valor médio das compras”, aponta Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC.

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Comportamento do consumidor

Para atender a demanda do período 10,92% dos empresários contratou temporários para o período, pouco abaixo da média estadual (11,03%).

Conforme os empresários a pesquisa de preços não foi tão recorrente: para 54% a frequência foi baixa, 35% considerou alta e 11% razoável.

Foram ouvidos empresários do ramo de vestuários e acessórios (23,0%), calçados (15,7%), perfumes e cosméticos (14,8%) – os três setores que mais se destacaram na pesquisa de intenção de compras -, seguido por departamentos, magazines e multicoisas (11,2%), joalherias e relojoarias (9,6%) e lojas de celulares/comunicação, floriculturas e padarias/confeitarias (ambos com 4,2%). Os dados foram levantados em Lages, Chapecó, Blumenau, Joinville, Criciúma, Itajaí e Florianópolis.

Avaliação do consumidor

Após a data, parte dos consumidores entrevistados na pesquisa de intenção de compras foi novamente contatada para avaliar a experiência de compras.

Confira o relatório de Avaliação do Consumidor

No quesito efetivação, 13,5% declararam que desistiram da compra, enquanto 86,5% efetivaram a negociação. A maioria comprou os produtos inicialmente almejados (93,1%), 3,2% não encontraram e 3,7% encontraram parcialmente.

Roupas (30,9%), calçados/bolsas (18,7%) e perfumes/cosméticos (13,6%) lideram o ranking de produtos mais comprados. Embora não estivesse no topo da lista, os celulares e smartphones apresentaram o maior gasto médio (R$ 838,24), seguido pelos eletrodomésticos (R$ 498,42) e as joias (R$ 334,27).

O destino favorito para as compras foi o comércio de rua (71%) e shoppings (19,3%). A cordialidade do atendente (8,75), clareza das informações (8,66) e agilidade (8,63) foram os atributos melhor avaliados, somando a nota de 8,68 para o atendimento em Santa Catarina.

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