Santa Catarina estreita laços comerciais com Taiwan

Atualizado em 23 junho, 2016

O termo de cooperação assinado na quarta-feira (22) pela Fecomércio SC e Taitra- Conselho para Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan- pode sinalizar a abertura de novos mercados para Santa Catarina. O acordo foi selado durante a Missão Taiwan, pelo presidente da Federação, Bruno Breithaupt, e o CEO da Taitra, Huang Win-Jung, para promover movimentações bilaterais.

Confira a galeria de fotos

A delegação catarinense viajou a convite do órgão, responsável por auxiliar empresários e industriais do país asiático nas relações comerciais com importadores, prospectando negócios e joint-ventures com empresas estrangeiras.

Uma réplica da ponte Hercílio Luz foi entregue por Breithaupt a Huang, virando um símbolo da parceria entre os dois países. “Este acordo deve beneficiar os dois mercados e fomentar o desenvolvimento econômico dos setores públicos e privados”, pontua.

A comitiva é formada por José Agenor de Aragão Junior (diretor-executivo da Fecomércio SC); vice-presidente atacadista da federação, Amarildo José da Silva (Pick Pack Embalagens e Descartáveis); presidente da Câmara Empresarial do Comércio Atacadista, Telmo Poli (Virtual Distribuidora de Produtos Pessoais); Célio Fidler (Fiedler Automação Industrial); Vanderlei Fernandes (Compensados Fernandes); e o deputado estadual Nilso Berlanda (rede Lojas Berlanda).

O grupo de empresários também participou de rodadas de negócios com exportadores nos segmentos de autopeças, ferramentas e ferragens, informática e eletrônicos, além de visitar as Feiras Foodtech (Feira Internacional de Máquinas para Indústria Alimentícia) e Taipei Pack (Feira internacional da indústria de embalagem).

Destino: educação

Na segunda etapa da viagem, a educação será o foco do itinerário. A diretoria embarca nesta quinta-feira para a Coreia do Sul onde visitará creches, escola de ensino fundamental e profissionalizante, a convite do Secretário de Educação de Seul.

A educação na Coreia do Sul foi motor do desenvolvimento e da competitividade do país nas últimas décadas. “O sistema educacional é referência global em qualidade de ensino e formação profissional, por isso ocupam o topo nos ranking de indicadores. Além do olhar voltado para a educação básica, profissional e técnica, contam com professores de ponta e investimento maciço do governo tanto nos profissionais, como nas estruturas das escolas”, finaliza Breithaupt.