ECONOMIA

Volume de vendas no varejo de SC cresce pelo 4º mês consecutivo

Atualizado em 28 junho, 2018

Segmento de hipermercados e supermercados tiveram variação de 27,7% em fevereiro, aponta IBGE

A tão esperada retomada da economia já apresenta sinais mais consistentes no comércio em Santa Catarina. Pelo quarto mês consecutivo, o varejo catarinense tem variação positiva no volume de vendas. Em fevereiro, o crescimento foi de 10,6% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o maior para o período desde 2012, conforme aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (12). Em termos de receita nominal, a alta foi de 13,7%.

Varejo de SC registra terceira alta consecutiva no volume de vendas

No acumulado de 12 meses, o volume de vendas do comércio varejista restrito (sem atividades de material de construção e veículos) teve queda de 2,1%, ainda assim melhor do que o mês passado (-3,4%). De março de 2016 a fevereiro de 2017, o faturamento avançou 7,1%,  também acima do resultado de janeiro (6,5%).

A maior alta foi no segmento de hipermercados e supermercados (27,7%), seguido pelos equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (9,8%). Já o setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos apresentaram queda (-13,2%).

Varejo de SC mostra início de recuperação após fechar mais de 5.4 mil lojas em 2016

Conforme o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova, o desempenho do mês de fevereiro reforça a tendência de recuperação do comércio. “Fatores como a queda da inflação e a retomada do crédito, ainda que reduzida, provocam esta melhora. O cenário continua difícil e de queda se avaliado numa perspectiva ampliada. Porém, o ano de 2017 deve ser de crescimento das vendas, acompanhando o quadro de recuperação geral da economia, a partir de uma trajetória mais equilibrada do endividamento público e da melhora do ambiente de negócios”, explica.

O volume de vendas no varejo brasileiro encolheu (3,2%) em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, somando a 22ª taxa negativa seguida nessa base comparativa. A receita foi positiva em 0,4%. No acumulado de 12 meses, o país fechou com queda de 5,4% e a receita nominal variou positivamente em 4,2%, resultado considerado baixo.