Shopping ganha espaço no Dia das Mães em Blumenau

Atualizado em 21 dezembro, 2017

O comércio de rua (60,7%) continuar sendo o principal destino de compra no Dia das Mães, mas em Blumenau o shopping (24,9%) pode abocanhar uma fatia considerável de consumidores. Na média estadual, o índice é bastante inferior (16%), conforme a pesquisa de Intenção de Compras para o período, realizada pela Fecomércio SC em sete cidades.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

O gasto médio deste ano deve ser de R$167,76 por consumidor, acima da média estadual (R$ 165,7) e do valor prospectado em 2016 (R$ 132,72). A relativa estabilidade deste gasto está vinculada à condição financeira das famílias: 51,3% declararam estar em situação pior,30,7% apontaram que está igual e 18% afirmaram que estão melhor.

Apesar de os números apontarem que os catarinenses ainda não recuperaram o poder aquisitivo de 2015, o movimento anima os empresários do setor, de acordo com o presidente da Federação, Bruno Breithaupt.

“A expectativa é de variação positiva no gasto médio, mas o setor está realista de que ainda não teremos a recuperação esperada no volume de vendas e faturamento. Apostar em promoções, formas de pagamento diferenciadas e bom atendimento continua sendo o tripé para melhorara a experiência de compra e conquistar os clientes, especialmente em um período de orçamento apertado”, afirma.

Comportamento do consumidor

Segundo a pesquisa, o consumidor procura por bom preço (54%), atendimento (17%) e promoções (10%). Para garantir o melhor custo/benefício, os filhos devem bater perna: 67,5% dos entrevistados devem fazer pesquisa de preço antes de escolher o presente. As roupas (41,8%) continuam sendo os itens mais procurados, à frente dos perfumes/cosméticos (16%) e calçados/bolsas (11,8%).

A data deve ser comemorada em casa por boa parte dos moradores de Blumenau (69,2%), enquanto 18% pretende ir ao restaurante ou almoçar/jantar na casa de algum familiar (0,7%).

Os blumenauenses pretendem pagar em dinheiro (68,2%), parcelado no cartão de crédito (11,8%) e à vista no crédito (9,8%). Os dados são considerados positivos pelo mercado e podem influenciar nos níveis de endividamento e inadimplência nos próximos meses.

A amostra foi de 2.011 pessoas entrevistadas nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

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