Dia das mães impulsiona vendas no varejo em Lages

Atualizado em 21 dezembro, 2017

As vendas na semana do Dia das Mães aqueceram o comércio em Lages, conforme a pesquisa de Resultado de Vendas da Fecomércio SC, realizada com 435 empresas no Estado. Com ticket médio de R$219,76, pouco acima do valor estadual (R$218,90), os consumidores impulsionaram o faturamento das lojas: apesar da queda de 1,6% na comparação anual, o setor registrou alta de 28,1% na receita em relação aos outros meses. Para atender a demanda no período, 16% dos segmentos contrataram temporários.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

Confira também o relatório de Avaliação do Consumidor

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os dados reforçam a tendência de recuperação do comércio. “Este comportamento mostra uma reversão no cenário: nas outras datas o ticket médio teve alta na comparação com o ano anterior, por que aqueles com maior poder aquisitivo continuavam consumindo, porém o volume de vendas estava menor. Já neste Dia das Mães, as vendas aumentaram e a receita também, reflexo da redução da inflação, queda dos juros e também a entrada dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)”, explica.

Embora os consumidores pretendessem pagar à vista, conforme apontou a Pesquisa de Intenção de Compras, o parcelamento no cartão de crédito foi a opção de fatia expressiva (36%) dos lageanos, à frente do pagamento à vista no cartão de crédito (32%) e do dinheiro e crediário, empatados com 12%.

A alternativa para garantir o melhor custo/benefício não foi muito utilizada na Serra, segundo a percepção dos empresários: 60% consideraram baixa a frequência de pesquisas de preços, 28% alta e 12% razoável.

 Avaliação do consumidor

Os setores de vestuário (35,3), calçados/bolsas (12,9%) e flores foram os mais procurados neste ano, com gasto médio de R$125,80, R$132,75 e R$85,40, respectivamente.  As roupas permanecem no topo da lista dos presentes por três anos consecutivos.  As lojas de rua (75,9%) foram os principais destinos de compras, à frente dos shoppings (16,7%).

Enquanto 88% dos entrevistados efetivaram as compras, 12% dos consumidores deixaram a data passar em branco- indicador em queda nos últimos anos.  A maioria (90,3%) afirmou que adquiriu os presentes inicialmente planejados e 6% não encontraram os produtos.

A economia também falou mais alto na data: se em 2016 a maioria levou as mães para almoçar em restaurantes, neste ano 47% optou por comemorar na casa de familiares, representando uma queda de 11,1%.

Confira também o relatório de Avaliação do Consumidor

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