ECONOMIA

Agravamento da pandemia freia recuperação do setor de serviços em SC

Atualizado em 09 março, 2021

O agravamento da pandemia desacelerou a recuperação do setor de serviços em Santa Catarina, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) referente a janeiro de 2021. Na série com ajuste sazonal, o crescimento do setor em SC foi de 2%  na comparação com o mês anterior, enquanto no país a variação foi de 0,6%. Apenas 13 unidades federativas do total de 27 tiveram variação positiva.

Santa Catarina ainda apresenta resultado negativo (-3,7%) no acumulado de 12 meses dado que as atividades do setor foram as mais afetadas pela pandemia. Já em relação ao mesmo mês do ano passado, o crescimento no estado foi de 3,7%, o quinto maior do país, enquanto a média nacional ainda está negativa (-4,7%).

As atividades de serviços profissionais, administrativos e complementares, que lideram a recuperação no estado, chegaram a um volume 31,1% maior que janeiro de 2020 e acumulam crescimento de 13,4% nos últimos 12 meses. Outras atividades que apresentaram aceleração na variação positiva são os serviços de informação e comunicação, que variaram 8,7% na comparação anual, porém ainda acumulam perdas de 5,4% nos últimos 12 meses. As atividades de transporte, por outro lado, apresentaram desaceleração e estagnação, com variação de 0,8% em relação ao mês passado. As atividades mais afetadas pelas medidas de contenção da doença, de serviços prestados às famílias, continuam em patamar preocupantemente negativo (-22,5%). A perspectiva de recuperação plena só é possível e sustentável com o sucesso da imunização e controle epidêmico.

Em relação ao volume de atividades turísticas, Santa Catarina cresceu 4,3% em relação ao mês anterior, o quarto maior resultado entre as 12 unidades federativas. Ainda assim, na comparação com janeiro de 2020, a queda é de 25,8%. Neste mesma comparação, a média nacional foi de -29,1%.