POLÍTICA

Articulação do Sistema Comércio garante veto do Governo Federal a retirada de recursos do Sesc e Senac

Atualizado em 25 maio, 2023

Sob a liderança do presidente da CNC, Roberto Tadros, o Sistema Comércio fez um importante acordo para barrar o desvio de 5% do Sesc e do Senac. A MP 1.147/2022 foi aprovada nesta quarta-feira (24) no Senado e segue para a sanção presidencial, com o compromisso do Governo Federal de vetar os artigos 11 e 12, que transfeririam recursos para a Embratur.

O presidente da Fecomércio SC Sesc Senac, Hélio Dagnoni, estava em Brasília desde segunda-feira para atuar junto a bancada catarinense e participou de reunião, ao lado de outras lideranças do Sistema, com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, onde costuraram o acordo de aprovação da MP garantindo os demais temas, porém com o veto aos artigos que traziam prejuízos ao Sesc e o Senac.

A contrapartida do Sistema Comércio será em serviços, não mais em repasse financeiro, com a realização de cursos e gratuidades da ordem de R$ 100 milhões ao ano.

“Foi uma importante vitória do nosso Sistema, dos empresários e de toda a sociedade que se beneficia dos serviços do Sesc e do Senac. A pressão que exercemos sobre o Congresso, seja na atuação parlamentar da CNC e de todas as Federações, que nos garantiu apoio de mais de 50 senadores, bem como os mais de 1 milhão de cidadãos que assinaram nosso abaixo-assinado, fez valer a necessidade de amplo diálogo e construção da saída que realizamos na noite de ontem”, pontua Dagnoni.

A articulação também foi importante porque permitiu a aprovação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), matéria original da MP, que beneficia o setor de eventos, duramente castigado pela pandemia e que ainda se recupera em todo o país.

Os senadores catarinenses presentes no Plenário, Esperidião Amin (Progressistas) e Jorge Seif (PL), se manifestaram em apoio ao acordo- os parlamentares já haviam apresentado requerimento para a supressão dos artigos, atendendo ao pedido do presidente da Fecomércio SC. O governador de SC, Jorginho Mello, também esteve no local e apoiou a iniciativa.