Artigos farmacêuticos puxam alta nas vendas no varejo catarinense em novembro

Atualizado em 16 janeiro, 2020

O comércio catarinense vai fechar o ano de 2019 no azul, conforme aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de novembro, realizada pelo IBGE. O varejo restrito, que não leva em consideração a venda de veículos, autopeças e material de construção, teve alta de 10,2% no volume de vendas e de 11,3% na receita nominal na comparação com novembro de 2018. Em relação a outubro, com ajuste sazonal, a variação foi de -0,6% e de -0,4%, respectivamente.

Na comparação acumulada em 12 meses apresentou variação de 8,4% no volume de vendas e 11,2% na receita. Já o varejo ampliado cresceu 9,6% e 11,9%.

Os segmentos de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (9,5%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (8,0%) e móveis (7,4%) apresentaram resultados positivos. Por outro lado, os piores desempenhos foram nos segmentos de livros, jornais, revistas e papelaria (-14,7%) e combustíveis e lubrificantes (0,7%), em relação a novembro de 2018.

Para o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova, o comércio em Santa Catarina vem apresentando resultados estáveis por conta do cenário macro do país. “Ainda se observa uma lentidão no processo de recuperação econômica. Para retomar o crescimento precisamos de políticas econômicas sólidas, principalmente aquelas focadas na redução dos juros e recuperação do mercado interno”, avalia.

O varejo brasileiro avançou 0,6% no volume de vendas e 4,9% na receita na comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado de 12 meses, fechou com alta de 1,6% e 4,6%.