As inovações e estratégias das grandes redes norte-americanas para conquistar os clientes

Atualizado em 12 junho, 2020

Um misto de farmácia e loja de conveniência com mais de 250 estabelecimentos somente na ilha de Manhattan. A rede Duane Reade, que está tão presente no cotidiano do nova-iorquino quanto a Broadway, Wall Street e o Central Park, foi um dos pontos de parada do grupo de empresários que participa do Retail’s Big Show, a maior feira de varejo do mundo. A visita técnica, acompanhada de executivos da empresa, faz parte da Missão Técnica a Nova York do Sistema Fecomércio SC, organizada pelo Senac SC.

Compõem o grupo o vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli; o vice-presidente Financeiro e de Gestão da entidade, Atanázio dos Santos Netto; o vice-presidente da região do Planalto Serrano, Roque Pellizzaro Júnior; o diretor-executivo da Fecomércio SC e secretário-geral da CNC, Marcos Arzua; o diretor regional do Senac SC, Rudney Raulino; os presidentes dos sindicatos do Comércio Varejista de Araranguá, Jadna Farias; de Criciúma, Renato Carvalho; de Brusque, Marcelo Gevaerd; de Chapecó, Marcos Barbieri; e os conselheiros do Senac SC, Jayme Scherer e Regis Cansian, entre outros.

O grupo conheceu a loja-conceito da Duane Reade, localizada em um prédio histórico totalmente reformado, que trabalha com o conceito de ser relevante para o seu público e, assim, oferece desde um setor de alimentação saudável (uma tendência que começa a despontar entre os americanos) a uma farmácia diferenciada, na qual os farmacêuticos trabalham ao lado de fora do balcão, mais próximos dos clientes, e médicos trabalham em um consultório dentro da própria farmácia, diagnosticando casos mais genéricos, como viroses.

A rede de farmácias possui outros setores específicos para atender às necessidades da comunidade, como salão de cabeleireiro e manicure, cuidados com o rosto e o corpo, entregas de produtos realizada em parceira com o Google (em um projeto piloto chamado Google Express) e "delivery" específico para medicamentos com venda por prescrição médica.

Operação internacional

Brunch e música brasileira. Foi desta forma que a delegação de empresários catarinenses foi recebida na Staples, a grande cadeia de lojas de materiais para escritório que possui mais de 2 mil pontos de venda e está presente em 25 países, inclusive no Brasil. O vice-presidente regional Kevin Downes recepcionou o grupo e falou sobre detalhes da operação da multinacional, que vale atualmente US$ 23 bilhões.

A empresa possui 80% das vendas voltadas para negócios (venda para empresas) e apenas 20% para o consumidor do varejo. Do total, 58% são provenientes da venda por entrega (delivery). A companhia possui um mix de vendas internacionais que abrange a Europa (74%), a Austrália (19%) e outros mercados emergentes (7%), entre os quais o Brasil, mas as operações na América do Norte representam 48% do total das vendas da Staples. As operações internacionais totalizam apenas 17% do total de vendas da companhia.

A exemplo de outras companhias, como a Bloomingdale’s, a Staples trabalha com o conceito de "next day delivery", com entregas realizadas até as 14 horas do dia seguinte da compra, que abrange 95% do território americano. Segundo Kevin Downes, a empresa também identificou uma mudança na dinâmica do mercado, fruto das mudanças comportamentais do consumidor: muitos visitam as lojas (quase 2 mil apenas na América do Norte) mas realizam as compras de forma online, após pesquisar os preços de outros fornecedores.

A concorrência cada vez mais acirrada levou a companhia a elaborar um projeto de reinvenção, baseado no desenvolvimento dos talentos internos e da cultura organizacional e no desenvolvimento da marca (percepção de preços pelos clientes, investimento em tecnologia e forte utilização do Big Data). Com isso, a empresa repensou o tamanho de suas lojas físicas, diminuindo-as, reforçou os canais eletrônicos para reforçar as vendas online e a comunicação digital com seus públicos, e lançou um programa de fidelidade altamente atraente para seus clientes, que já conquistou mais de 15 mil membros ativos. A disposição para quebrar paradigmas e se antecipar ao futuro levou a Staples a se tornar uma das empresas mais inovadoras do mundo no comércio eletrônico.

A mais visitada

Icônica. Esta é a melhor palavra para definir a loja da Apple na 5ª Avenida, em Nova York. Pela famosa "caixa de vidro", que dá acesso ao subsolo, onde se localiza a loja, os 46 empresários catarinenses que participam do Retail’s Big Show 2015 foram recebidos por Bryan Nakamoto, executivo da empresa, que falou sobre os conceitos de um negócio que é totalmente focado em seu público. Revendedora de produtos de tecnologia, informática, áudio e comunicação, como iPhones, iPads, MacBooks e acessórios, a loja é a mais visitada do mundo e funciona 24 horas, 365 dias por ano, incluindo Natal e Ano Novo.

A marca possui uma operação de varejo bastante incomum aos brasileiros: os produtos ficam absolutamente expostos ao manuseio, permitindo que clientes e visitantes vivenciem a experiência de utilizá-los. Os vendedores, treinados para ouvir e entender as necessidades dos clientes e orientar a compra para o produto que terá o melhor aproveitamento para o comprador, finalizam o processo de venda no próprio balcão de exposição, incluindo o recebimento por cartão de crédito (feito por meio dos iPhones de cada vendedor), emissão de notas fiscais e a configuração de cada aparelho. A empresa também tem uma atuação forte no e-commerce, e oferece tanto a possibilidade de entregar os produtos em casa quanto a de buscá-lo (e configurá-lo, com a ajuda de especialistas) na loja.
 

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.