ECONOMIA

Avançam tratativas de agenda econômica unificada da Fecomércio SC e Fecam

Atualizado em 06 abril, 2021

Avançou a articulação das medidas econômicas para socorrer empresas em Santa Catarina. Após reunião da Fecomércio SC com a Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico da FECAM, nesta terça-feira (6), as entidades firmaram parceria na realização de estudo que mapeará as principais atividades atingidas pela pandemia para definir as prioridades.

As proposições estaduais e municipais da Fecomércio SC foram encaminhadas em fevereiro ao Secretário da Fazenda, Paulo Eli, e apresentadas em reunião da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia, na Assembleia Legislativa. Há cerca de um mês, as duas Federações uniram forças e passaram a debater uma pauta unificada, somando as medidas da Agenda Econômica da Fecomércio SC e do Programa Emergencial de Combate aos Efeitos Econômicos de Pandemia SUPERA SC, desenvolvido pela entidade municipalista.

Panorama econômico

A Fecomércio SC apresentou aos secretários municipais de desenvolvimento e vice-presidentes da Fecomércio SC um dashboard de indicadores com dados que mostram o cenário antes e após o início da pandemia.

Em um dos painéis é possível consultar os mecanismos existentes em 236 municípios para impulsionar os investimentos e novos empreendimentos- como cessão de terreno, isenção de taxas e redução de impostos – dividido por tipo de empreendimento beneficiado.

Já os reflexos da pandemia estão retratados na conjuntura do comércio, serviços e turismo, que traz a variação estadual do volume de vendas/serviços dos três setores e o saldo da geração de empregos por município, setor, tamanho da empresa e atividade econômica. Os dados podem ser consultados também por mesorregião e vice-presidência da Fecomércio SC, subsidiando os diretores para atuação nas suas regiões.

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.