Blumenau deve ter maior gasto médio do estado neste Natal

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Data pode ajudar comércio a recuperar o fôlego após meses no vermelho

O Natal promete reaquecer a economia em Blumenau neste ano, como aponta a pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio/SC e Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC): a cidade deve ter o maior gasto médio do estado com a data, alcançando R$ 585,96 e ficando acima do índice estadual (R$ 446,43) e com um salto em relação ao ano anterior (R$ 316,82). O maior número (5,36) de presentes por consumidor no Estado também puxa a estimativa. O mercado de trabalho aquecido e o crescimento da região do Vale do Itajaí podem explicar essa alta.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

A data mais esperada do ano pelo setor deve ser uma oportunidade para o varejo retomar o fôlego após meses de resultados negativos. Apesar dessa expectativa, a percepção de 41,7% dos consumidores é que a situação financeira está pior, enquanto outros 29,4% consideram estar melhor e para os 28,8% restantes o cenário é igual ao do ano passado.

Redução da massa salarial, retração de crédito e desemprego crescente são fatores para que o consumidor adote uma postura mais contida na hora das compras. “O Natal deste ano será um reflexo do ânimo da economia brasileira: mantém-se a tradição de presentear, mas com itens mais econômicos. Teremos uma injeção na economia nos próximos dias, já que as famílias terão mais tempo para comprar com os horários estendidos, os lojistas renovaram seus estoques e o 13º será uma renda extra para impulsionar as vendas”, garante Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio/SC.

O cenário econômico também influencia o comportamento do consumidor, como lembra Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “A troca na presidência da República tem alimentado a esperança do catarinense por dias melhores. Aliado a isso temos o fato de que o panorama estadual é mais sólido do que em outras administrações país afora, dando especialmente ao servidor público mais garantias de ter o salário em dia. Essas circunstâncias provocam no consumidor a volta gradativa da segurança para fazer estas compras”, observa o líder lojista.

Comportamento de consumo

As roupas são prioridade na lista de presentes (45,6%), seguidas por brinquedos (28,5%) e eletrônicos (8,6%). O comércio de rua e os shoppings centers devem ser os principais destinos, com 76,4% e 13,3% respectivamente. Os mais presenteados serão os filhos (48,5%), pais (13,6%) e cônjuges (10,4%).

Um número expressivo (84,1%) pretende pesquisar no comércio para avaliar custo/benefício antes de ir às compras. O preço deve ser determinante na escolha (49%), a frente do selo de qualidade (32%) e o atendimento (15%). A maioria (61,5%) pretende pagar à vista, seguido pelas compras no cartão: parcelado (15,9%), débito (12,9%) ou crédito (4,2%).

Além do comércio, o setor de serviços também é beneficiado nos dias próximos ao Natal. Quase a metade (47,6%) dos entrevistados deve viajar no feriado e dentro do próprio estado (32,7%), o que ajuda a dinamizar a economia local. Os outros destinos são o Paraná (6,5%) e São Paulo (2,9%).

A pesquisa foi realizada em novembro nas cidades de Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau para conhecer o perfil do consumidor, revelar as principais tendências de compras e orientar os empresários nas estratégias de fim do ano.