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Empresários debatem Pesquisa de Turismo sobre a 29ª Oktoberfest

Atualizado em 30 janeiro, 2018

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) na 29ª edição da Oktoberfest em Blumenau, registrou que 56,2% dos turistas que visitaram a 29ª Oktoberfest a consideraram ótima e 40% a definiram como boa. A soma das avaliações positivas supera os 96%, resultado considerado excelente. O estudo foi apresentado nesta quinta-feira (8), no Senac Bistrô Johannastift, em mais uma edição do Painel Fecomércio Debate.

Leia a pesquisa na íntegra

Participaram da apresentação dos resultados, o presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette; o presidente da Santur – Santa Catarina Turismo, Valdir Walendowsky; o vice-presidente de Turismo da Fecomércio, Emílio Schramm, também vice-presidente do Sindilojas Blumenau; e o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, João Eduardo Moritz.

Avaliações do evento e da cidade

Os turistas que visitaram a 29ª Oktoberfest consideraram os preços da festa normais (52,2%), o que, para a Fecomércio SC, mostra o acerto dos comerciantes e organizadores na definição dos valores cobrados. Todos os produtos tiveram avaliação semelhante. Bebidas (64,2%), comidas (53%), vestuário (41,5%), souvenires (44,3%) tiveram altos percentuais de avaliações positivas.

Sobre a organização e estrutura do evento na Vila Germânica, igualmente os quesitos receberam avaliações positivas. Estrutura, atendimento, banheiros, limpeza e segurança foram classificados como ‘ótimo’ e ‘bom’ na maioria das vezes. O comércio na Vila Germânica também ganhou destaque positivo dentre os turistas. Apenas 7% não o utilizaram. Enquanto, dentre os que adquiriram algum produto ou serviço, 35,6% o acharam ótimo e 53,7% o julgaram bom.

A cidade também foi avaliada pelos turistas que atribuíram conceitos à estrutura urbana e aos serviços oferecidos em Blumenau. A respeito do comércio da cidade, muitos não souberam avaliar (34%), pois não se utilizaram dele. Ainda assim, a maioria o considerou ótimo (26,5%) e bom (36,5%).

A avaliação da sinalização urbana e da limpeza pública foi positiva: 37,8% dos turistas consideraram a primeira ótima e boa (33,9%), enquanto a segunda teve maioria (52,3) das avaliações considerando-a ótima. Importante destacar a grande taxa de turistas que não utilizaram táxis e transporte público, 74,9% e 89,6%, respectivamente, confirmando que a maioria dos visitantes optou pelo uso do carro próprio ou alugado.

Quanto à rede hoteleira, muitos turistas informaram não ficar hospedados (42,6%) na cidade, embora quase a metade deles tenha avaliado os serviços de hotelaria e hospedagem como ótimo (25,5%) e bom (25,5%) em Blumenau. Quanto à avaliação do comércio, 54,4% não o utilizaram. Dos demais, 11,7% consideraram ótimo e 30,8% o perceberam bom.

Os turistas também foram questionados se visitariam outras cidades de Santa Catarina, e 53,8% dos entrevistados afirmaram que sim. Quando perguntados se voltariam no ano seguinte, 88,6% dos entrevistados disseram que gostariam de participar de outras edições da Oktoberfest.

Perfil do turista

A pesquisa revelou que a maioria dos turistas da festa são homens (54,7%), embora tenha sido expressiva também a participação das mulheres (45,3%). A faixa etária principal é a de jovens, com até 35 anos (27,9% entre 18 e 25 anos e 36,9% entre 26 e 35 anos). Predominam os solteiros (53,1%) e os casados ou em união estável (38,3%).

Os festeiros vieram em busca, em sua maioria (52,7%), das manifestações culturais alemãs oferecidas no evento. O segundo principal atrativo da festa foram as bebidas (35,1%). Ainda as músicas (6,3%) e a gastronomia (5,4%) também foram o objetivo de alguns turistas. Na avaliação da Fecomércio SC, isso mostra que a cultura típica dos blumenauenses continua sendo o principal atrativo da Oktoberfest.

A principal ocupação dos turistas é o emprego com carteira assinada (40,4%), seguida pelos autônomos (14,3%), servidores públicos (13,6%), empresários (12,1%), aposentados (7,2%) e estudantes (7%). Ocupação que garante uma renda familiar bastante elevada, sendo que 41% dos turistas recebem mais de R$ 6.329,00; seguidos por aqueles que ganham entre R$ 2.290,00 e R$ 4.854,00 (23,5%) e aqueles que somam renda entre R$ 4.845,00 e R$ 6.329,00 (21,4%).

Analisando os estados de origem dos turistas, os catarinenses representaram 28% dos turistas, seguidos pelos paulistas (24,7%) e paranaenses (13,5%). Em menor proporção, visitaram Blumenau turistas cariocas, mineiros e gaúchos. Também aparecem 2,9% de turistas internacionais. Considerando as cidades de origem, a maior participação fica por conta de São Paulo (12,5%), Curitiba (10,6%), Florianópolis (8%) e Rio de Janeiro (7,6%).

Nota-se que os principais meios de transporte utilizados foram carro próprio (39,7%) e avião (34,2%). É bastante relevante a presença dos excursionistas, representando outros 16,6% dos visitantes. O maior número de viajantes (34%) veio acompanhado por até duas pessoas, enquanto 33,3% tiveram a companhia de três a cinco pessoas, outros 12,5% estavam entre seis e 10 pessoas e ainda 11,1% vieram em grupos de 21 a 50 pessoas.

Outro dado relevante é que 62% dos turistas estavam visitando a festa pela primeira vez, enquanto 38% afirmaram já ter participado de outras edições. Para a Fecomércio SC, este número mostra que ocorreu uma importante renovação no público visitante. A média de vezes em que os turistas frequentes já visitaram a festa ficou em 4,1. O número elevado é avaliado pela Fecomércio SC como positivo, pois confirma a a tese da fidelidade dos turistas deste evento.

Comércio

Na comparação das opiniões dos empresários com relação ao movimento deste ano, percebe-se que os empresários cujos estabelecimentos estão localizados na Vila Germânica tiveram opinião mais positiva que os demais: 15,2% consideraram o movimento ótimo, 69,7%, bom, e ninguém avaliou como péssimo. Ainda assim, os empresários de outras regiões da cidade também avaliaram o movimento do estabelecimento durante a Oktoberfest positivamente, o que demonstra que o evento beneficia os empreendimentos blumenauenses.

Em relação ao ano passado, porém, apenas 26,2% dos entrevistados perceberam que o movimento aumentou.

Quanto ao faturamento em relação ao período imediatamente anterior à Oktoberfest, foi percebido um aumento médio de 12,5% pelos entrevistados, com diferenças entre as empresas por localização. Os comércios de shopping não perceberam aumento significativo (3,4%), enquanto na Vila Germânica a alta foi de 52,4% e no comércio de rua houve incremento de 12%.

Na comparação com 2011, o aumento no faturamento foi mínimo. Para os estabelecimentos na Vila Germânica, a receita cresceu somente 3,64%; no comércio de rua, apenas 0,78%; e nas lojas de shoppings, houve ligeira queda de 2,11%.
A mesma comparação do faturamento em relação a 2011, segmentada por atividade econômica, mostra que o ramo de padarias, confeitarias e chocolatarias foi o mais bem sucedido na edição deste ano da festa, com 6,7% de aumento, seguido pelo de restaurantes (3,3%). Os setores mais prejudicados foram o de farmácia, perfumaria e cosméticos (-3,4%) e vestuário (-4,4%).

Estes turistas gastaram, de acordo com os empresários, em torno de R$ 103,54 por pessoa no comércio de Blumenau, mas há diferenças deste gasto médio conforme a localização do estabelecimento: no comércio de shopping registrou ticket médio mais alto: R$ 139,34. Seguido pelo comércio na Vila Germânia (R$ 121,33) e pelo comércio de rua (R$ 68,56).

Movimento foi maior que em 2011 para o setor hoteleiro

Na avaliação do movimento e ocupação de turistas, os hotéis foram um pouco mais otimistas que o comércio em geral: o movimento foi bom para 50% e muito bom para 45,8%. O restante considerou irrelevante (4,2%). Na comparação com 2011, 70,8% dos entrevistados alegou que não houve aumento no movimento enquanto 29,2% registraram alta.

O faturamento também aumentou: foi registrada expansão de 2,8% em relação ao período da festa em 2012. Já em relação ao período imediatamente anterior, o crescimento foi de 51,1%, confirmando a grande importância da festa para o setor hoteleiro.

Contribuiu para esse pequeno aumento do faturamento a baixa média de pessoas hospedadas por dia, que ficou em 47 por hotel, e o gasto médio moderado, de R$ 192,78. Completa este quadro o fato de os turistas, segundo os hoteleiros, terem ficado em média 2,2 dias hospedados. A maioria dos hospedes utilizou o pagamento à vista, em dinheiro (66,7%).

Osetor hoteleiro foi analisado individualmente, devido a sua importância na economia local e por estarem diretamente afetados pela Oktoberfest. Foi entrevistado para isso um total de 24 hotéis de Blumenau. A amostra dos hotéis entrevistados conta com a média de 13,4 funcionários por estabelecimento para o período da Oktoberfest.

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