MERCADO

Entidades empresariais pedem prorrogação da obrigatoriedade do Bloco “X” em SC

Atualizado em 19 março, 2021

A Fecomércio SC integra o time de entidades empresariais que pedem a postergação da obrigatoriedade do Bloco “X” e adoção da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica. Em reunião nesta quinta-feira (18), no Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), o grupo discutiu o teor do documento que será entregue ao governador Carlos Moises.

A obrigação tributária acessória conhecida como Bloco X, programada para ser implementada a partir de 1º de junho, exige o envio diário para a Sefaz de informações de estoque, compra e vendas dos estabelecimentos

Para a Fecomércio SC, esta obrigatoriedade precisa ser melhor discutida entre o Governo do Estado e o empresariado catarinense, visto que mais de 95% das empresas em SC são micro e pequenas empresas sem condições financeiras de arcar com os custos das mudanças exigidas.

A modernização do sistema deve ser prioridade, conforme o presidente do CRC SC, Marcello Seemann, já que Santa Catarina é o único estado que ainda utiliza os antigos cupons fiscais. A NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica) foi criada em 2013 pela Receita Federal para que todo o país tivesse um padrão único de nota fiscal.

“A migração do sistema para NFC-e reduz substancialmente os custos para o cumprimento das obrigações fiscais, aumenta a competitividade das empresas, reduz o preço dos produtos e serviço para o consumidor final e o nível de informalidade, aumentando a arrecadação do Estado”, comenta Lucas Rossetto, assessor tributário da Fecomércio SC.

Como encaminhamento da reunião, as entidades aprovaram um documento no qual reivindicam a prorrogação do prazo do Bloco X e a adoção da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica, que será entregue ao governador em audiência na próxima semana.

 

 

Leia também

17 abril, 2025

Programa Lucra Mais ganha prêmio nacional de destaque em atendimento corporativo

17 abril, 2025

Inadimplência volta a recuar em Santa Catarina em março, aponta Fecomércio

10 abril, 2025

Varejo de SC tem melhor resultado mensal dos últimos dois anos em fevereiro, diz IBGE

10 abril, 2025

Fecomércio SC defende isonomia tributária nas compras até 50 dólares em marketplaces internacionais