Fecomércio avalia cenário positivo para o Turismo em 2023

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Com saldo positivo de empregabilidade, instituição aposta em mercado aquecido para essa temporada

O mês de julho fechou com saldo positivo no setor de turismo em Santa Catarina. Dados da Fecomércio mostram que este foi o primeiro mês do ano com resultado de contratações superior ao de demissões, mantendo mais 223 postos de trabalho na área, o que demonstra uma tendência satisfatória para todo o semestre. “É um movimento que sinaliza que o turismo está indo um pouco melhor que o ano passado. Além da boa temporada e de eventos importantes, como a Ocean Race em Itajaí, o Festival de Dança em Joinville, ou as agendas realizadas no Expocentro de Balneário Camboriú, as empresas seguiram em condições favoráveis de manter seu fluxo nos meses de junho e julho, nem sempre positivo em nosso estado”, explicou o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni.

O levantamento aponta que o saldo reduz o acumulado do ano para -1.209 e as atividades com melhor desempenho foram Hotéis (59), Agências de Viagem (45) e Lanchonetes, Bares e similares (40). “Foi um movimento natural, o que nos leva para boas expectativas nos próximos meses”, comentou o coordenador do observatório do turismo da Fecomércio, André Carvalho.

A vinda de novos voos diretos e de baixo custo da Argentina, Uruguai e Peru, anunciados pela Sky, deixam o empresário do turismo esperançoso, mas também preocupado. A temporada tende a ter um impacto ainda maior na empregabilidade, mas exige maior preparo da força de trabalho, como o idioma.

“Se considerarmos que a maior parte das empresas é micro, temos um desafio para dispor de pessoal adequado. Ao mesmo tempo, Lima pode se tornar um ponto de apoio importante para voos vindos de outras regiões, como a América Central, então estes novos visitantes podem prover uma demanda inédita para o Estado, em volume de estrangeiros e origem diversificada, exigindo maior qualidade de serviços”, analisou.

Levando em consideração que os números de empregabilidade apresentam o maior volume de contratações em nível de escolaridade apenas com o ensino médio, o empregador deverá se preparar com cursos de capacitação e treinamentos especializados na área.

“Estamos caminhando para uma temporada com aumento significativo de voos internacionais e que vão demandar um público maior e de maior poder aquisitivo também. E tudo isso irá demandar mão de obra qualificada. Esse turista que escolheu vir para cá e não optou por outro lugar, como o caribe, quer ser tão bem atendido quanto lá. E com isso queremos fidelizar esse visitante”, finalizou.

Qualificação profissional

Para profissionalizar ainda mais o setor, é necessária mão de obra qualificada. Por isso, uma parceria recente entre o Senac SC e o Ministério do Turismo ofertou 1.120 vagas gratuitas para cursos na área em todo o Brasil. Somente no estado, foram quase 300 inscritos. Entre os cursos disponíveis estão: Agente de Viagens, Cerimonial e Protocolo para Eventos, Planejamento e Organização de Eventos Sociais e Boas Práticas para Serviços de Alimentação e Distribuição.

O curso com maior adesão foi o de Agente de Viagens, profissional responsável por intermediar a aquisição de passagens aéreas, rodoviárias, ferroviárias e marítimas, a reserva de acomodações e passeios, refeições e entretenimento quando necessário, a locação de autos e serviços de guiamento e intérprete, organizando o roteiro da excursão e providenciando seguro. Além disso, o agente de viagens orienta o cliente na escolha da viagem adequada a seus interesses e necessidades, observando fatores de tempo, época, orçamento, destino provável, documentação exigida entre outros.

“A importância de um curso de 172 horas ser ofertado de forma gratuita é uma oportunidade para, não apenas a retomada da economia, mas também para todos os profissionais buscando uma oportunidade de qualificação profissional”, ressalta Felipe Martins, analista educacional de turismo, hospitalidade e lazer do Senac SC.