POLÍTICA

Fecomércio SC e TRE estão engajadas no combate às notícias falsas

Atualizado em 17 setembro, 2018

A Fecomércio SC e o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) assinam a campanha “Se é Fake, não é News” para conscientizar os eleitores sobre os riscos das notícias falsas espalhadas pelas redes sociais.

Apesar de o fenômeno não ser recente, os boatos ganharam caixa de ressonância com as redes sociais e, em ano eleitoral, os fatos de natureza política são ainda mais disseminados. O combate a essas notícias é um dos maiores desafios da Justiça Eleitoral para as eleições deste ano, visto que podem influenciar eleitores e difamar candidatos, impactando inclusive no resultado dos pleitos.

Segundo o presidente da Federação, os maus exemplos em outras disputas eleitorais, como aconteceu recentemente nos EUA, alertam para a importância da discussão deste tema em todas as esferas. “Em períodos de tomadas de decisão, quando os ânimos estão ainda mais exaltados, os poderes público e privado precisam estar unidos para evitar a disseminação de informações sem procedência, que podem interferir nos rumos do nosso país”, afirma Bruno Breithaupt.

Eleições limpas e justas

Foram criadas peças publicitárias para postagens em redes sociais, folder e cartazes.  A campanha orienta como identificar as notícias falsas, traz dicas de como verificar a veracidade das informações e como não entrar neste ciclo de compartilhar sem checar.

Confira no blog todas as dicas

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior