PESQUISA

Festa do Pinhão 2023: Fecomércio divulga saldo positivo no impacto econômico da região

Atualizado em 23 junho, 2023

Festa do Pinhão, em Lages, é o evento mais aguardados pelo comércio e setor hoteleiro da serra catarinense

O núcleo de pesquisas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), apontou que a avaliação dos empresários sobre o resultado da 33ª Festa Nacional do Pinhão apresentou um cenário mais otimista em seus estabelecimentos neste ano. O tiket médio dos consumidores avançou 43,8% frente ao de 2022 no setor de comércio e serviços. Já o tempo de permanência do cliente no estabelecimento hoteleiro permaneceu entre 2 e 3 dias, período semelhante aos anos anteriores.

Os dados foram coletados nos dias seguintes ao evento, entre 3 a 10 de junho, com o intuito de mapear o impacto da Festa para os empresários de Lages. Foram entrevistados 340 estabelecimentos comerciais e de serviços dentre estes, 23 hotéis e similares. O grau de confiabilidade da pesquisa é de 95%, e a margem de erro é de 5,0%.

Confira a pesquisa completa > Festa do pinhão

“A Fecomércio realiza a pesquisa de percepção com os empresários e gestores de estabelecimentos dos principais setores varejistas e de serviços impactados pelo evento desde 2013. É um termômetro para estudarmos a importância do evento, o impacto no setor e buscarmos soluções para melhorar, cada vez mais, o faturamento dos comerciantes de toda cadeia produtiva relacionada à cultura, lazer e gastronomia”, explica o presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni.

O ticket médio nos estabelecimentos no período do evento foi de R$ 210,70 por pessoa, registrando o melhor resultado dos últimos anos.  No setor hoteleiro, o tiket médio foi de R$ 348,09, o melhor dos últimos três anos, mostrando um crescimento de 20% em relação ao ano anterior, considerando os valores corrigidos pelo IPCA/IBGE.

O fluxo de turistas e visitantes da festa reflete no aumento do movimento de pessoas nos estabelecimentos, que na percepção dos empresários foi positivo e superior aos anos anteriores. “Os indicadores mostram esta percepção como uma tendência reforçando a importância do turismo para recuperação da economia dos municípios”, destaca a analista de pesquisa da Fecomércio, Daniele Cruz.

Com relação ao faturamento das empresas de comércio e serviços exceto hotelaria, houve um crescimento em relação aos meses comuns do ano de 7,4%. Um aumento inferior ao apurado em 2022, 7,9%, mas ainda assim muito maior que a média em 2019, quando o ínfimo crescimento no faturamento foi de 0,3% em relação aos demais meses daquele ano. Para o setor hoteleiro o aumento no faturamento em relação aos demais meses do ano foi de 43,2% nesta edição da Festa.

 

 

Leia também

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior