Gasto em Criciúma para o Natal deve ser abaixo da média estadual

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Apesar do valor mais tímido, consumidor se vê em situação melhor

O Natal em Criciúma deve ser mais tímido este ano, com valor médio de R$ 432,47, se comparado com a apuração estadual (R$ 446,43) e com o dado do ano anterior (R$ 532,85). As informações fazem parte da pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio/SC e Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC). Outro dado relevante diz respeito à percepção das famílias sobre a situação financeira, que também impacta na data: 37% considera estar em situação igual, 35% em realidade melhor e 27,7% se veem em pior condição do que no ano passado. Com média de 4,52 presentes por consumidor, os filhos (42,7%) e os pais (21%) serão os mais lembrados.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

Os consumidores estão mais contidos na hora de comprar por conta da redução da massa salarial, retração do crédito e o desemprego. “O Natal deste ano será um reflexo do ânimo da economia brasileira: mantém-se a tradição de presentear, mas com itens mais econômicos. Teremos uma injeção na economia nos próximos dias, já que as famílias terão mais tempo com os horários estendidos, os lojistas renovaram seus estoques e o 13º será uma renda extra para impulsionar as vendas”, garante Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio/SC.

O cenário também influencia o comportamento dos compradores, como lembra Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “O novo governo federal alimenta certa esperança do catarinense por dias melhores. Aliado a isso temos o fato do panorama estadual, mais sólido do que outras administrações do país e dando especialmente ao servidor público mais garantias de ter o salário em dia. Essas circunstâncias provocam a volta gradativa da segurança para fazer estas compras”, observa o líder lojista.

Comportamento de consumo

As roupas são prioridade na lista de presentes (44,8%), seguidas por brinquedos (30,7%), calçados e eletrônicos, empatados com 4,9%. O comércio de rua (79%) e os shoppings centers (12%) devem ser os principais destinos.

Um número expressivo (73%) pretende realizar pesquisa para avaliar custo/benefício antes de ir às compras. O selo de qualidade (36%) deve ser determinante na escolha, a frente do preço (33%) e atendimento (27%). A maioria (77%) pretende pagar à vista, seguido pelas compras no cartão (18,1%): parcelado (13,7%), débito (2,7%) ou crédito (1,7%).

Além do comércio, o setor de serviços também é beneficiado nos dias próximos ao Natal. Dos 35,6% que pretende viajar no fim do ano, 30,5% deve ficar no estado, 7,3% ir ao Rio Grande do Sul e 3,4% para o Paraná.

A pesquisa foi realizada em novembro nas cidades de Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau para conhecer o perfil do consumidor, revelar as principais tendências de compras e orientar os empresários nas estratégias de fim do ano.

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