Gasto médio com presentes para o Natal recua em Joinville e é o menor do estado

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Consumidores preveem reduzir valor das compras, revela pesquisa

A troca de presentes no Natal em Joinville deve ser mais econômica neste ano: a cidade mais populosa de Santa Catarina deve ter gasto médio de R$304,69 – valor abaixo do estadual (R$ 446,43) e do ano anterior (R$ 389,01), conforme a pesquisa de intenção de compras para o período, realizada pela Fecomércio/SC e Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC).

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

O desaquecimento da indústria – motor do mercado de trabalho local – pode explicar esta expectativa. A data mais esperada do ano pelo setor deve ser uma oportunidade para o varejo retomar o fôlego após meses de resultados negativos. A percepção dos consumidores é de que a situação financeira está igual (38,2%), melhor (31,9%) ou pior (29,6%) na comparação com o ano passado.

Os joinvilenses se mostram mais contidos na hora de comprar por conta da redução da massa salarial, retração do crédito e o desemprego. “O Natal deste ano será um reflexo do ânimo da economia brasileira: mantém-se a tradição de presentear, mas com itens mais em conta. Teremos uma injeção nos próximos dias, já que as famílias terão mais tempo para comprar com os horários estendidos, os lojistas renovaram seus estoques e o 13º será uma renda extra para impulsionar as vendas”, garante Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio/SC.

O cenário também influencia o comportamento dos compradores, como lembra Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “O novo governo federal alimenta certa esperança do catarinense por dias melhores. Aliado a isso temos o fato do panorama estadual, mais sólido do que outras administrações do país e dando especialmente ao servidor público mais garantias de ter o salário em dia. Essas circunstâncias provocam a volta gradativa da segurança para fazer estas compras”, observa o líder lojista.

Comportamento de consumo

As roupas são prioridade na lista de presentes do joinvilense (46,8%), seguidas por brinquedos (25,5%), calçados (3%) e eletrônicos (3%). O comércio de rua (78,1%) e os shoppings centers (15,6%) devem ser os principais destinos. Os mais presenteados serão os filhos (48,5%), pais (13,6%) e cônjuges (10,4%).

Um número expressivo (82,7%) pretende pesquisar antes de ir às compras, tanto que a preocupação com o preço é destaque em Joinville (85%). Os quesitos selo de qualidade e atendimento aparecem na sequência, empatados com 7%.

A maioria dos consumidores (80,7%) pretende comprar à vista em dinheiro. A cidade tem o menor índice de intenção em quitar os gastos com cartão, chegando a 15,4% (somadas as opções parcelamento, débito e crédito). Além do comércio, o setor de serviços também é beneficiado nos dias próximos ao Natal. Parte dos entrevistados (43,5%) deve viajar no feriado, no próprio estado (28%), para o Paraná (10,5%) e São Paulo (3,4%).

A pesquisa foi realizada em novembro nas cidades de Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau para conhecer o perfil do consumidor, revelar as principais tendências de compras e orientar os empresários nas estratégias de fim do ano.