ECONOMIA

Inflação oficial recua em junho

Atualizado em 13 julho, 2023

Após desacelerar por três meses, inflação oficial recua em junho

Após desacelerar por três meses, a inflação oficial do país recuou no mês de junho, e chegou a -0,08%. A primeira taxa negativa do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2023 indica uma deflação, algo que não se registrava desde setembro de 2022 (-0,29%). As informações são do setor de pesquisas da Fecomércio.

Confira o relatório completo >>>06.Junho de 2023_IPCA

Convém lembrar que após o desempenho de fevereiro (0,84%) o IPCA vem apresentando resultados decrescentes: 0,71% em março, 0,61% em abril, 0,23% em maio e -0,08% agora. No entanto, deve-se ressaltar que embora o movimento de desaceleração do processo inflacionário seja claro há divergências em torno de sua sustentabilidade e duração.

As principais razões para a pluralidade de opiniões ao redor da duração do atual recuo da inflação são o efeito sobre a taxa de câmbio provocada pelos baixos preços das commodities no mercado internacional e pelas indefinições sobre o cenário inflacionário nos EUA e na Europa. Além disso, domesticamente, ainda persiste certo descompasso entre os preços livres e os monitorados (aqueles cuja sensibilidade a fatores de oferta e demanda é menor, porém, não necessariamente são regulados pelo governo). A deflação tem sido mais observada justamente entre os preços monitorados.

 

 

Leia também

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília