Melhor condição financeira motiva o chapecoense para o Natal

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Maioria (76,7%) pretende pagar à vista no Oeste

Apesar da comoção e o drama vivido por toda a cidade no episódio que envolveu o time da Chapecoense nas últimas semanas, o consumidor de Chapecó pretende gastar, em média, R$ 381,45 com presentes para o Natal deste ano, de acordo com a pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio/SC e Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC). A cidade do Oeste catarinense é a única entre as pesquisadas em que a maior parte dos entrevistados considera estar em situação financeira melhor (40,7%) na comparação com o ano passado, à frente do comportamento estadual (32,9%).

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

Os chapecoenses estão mais contidos na hora de comprar por conta da redução da massa salarial, retração do crédito e o desemprego. “O Natal deste ano será um reflexo do ânimo da economia brasileira: mantém-se a tradição de presentear, mas com itens mais econômicos. Teremos uma injeção na economia nos próximos dias, já que as famílias terão os horários estendidos, os lojistas renovaram seus estoques e o 13º será uma renda extra para impulsionar as vendas”, garante Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio/SC.

O cenário também influencia o comportamento dos compradores, como lembra Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “O novo governo federal alimenta certa esperança do catarinense por dias melhores. Aliado a isso temos o fato do panorama estadual, mais sólido do que outras administrações do país e dando especialmente ao servidor público mais garantias de ter o salário em dia. Essas circunstâncias provocam a volta gradativa da segurança para fazer estas compras”, observa o líder lojista.

Comportamento de consumo

As roupas despontam novamente no ranking de produtos preferidos (42,2%), seguidas por brinquedos (29,2%) e calçados (7,8%). Em relação ao local de compra, destacam-se o comércio de rua (80,3%) e os shoppings centers (13,3%). Em média, serão comprados 4,23 presentes por consumidor. A compra de vários itens é uma das principais características do Natal e eleva o gasto médio em relação às outras datas comemorativas. Os mais presenteados serão os filhos (48,3%), pais (13,3%) e cônjuges (9%).

Para garantir o melhor custo/benefício, 71% aponta que deve pesquisar antes das compras. Em Chapecó, o selo de qualidade (45%) é o principal quesito na hora da escolha, seguido pelo preço (32%) e atendimento (17%). A maioria (76,7%) pretende pagar à vista para fugir do endividamento e 19,6% no cartão, entre parcelamento (13,3%), crédito (4,3%) e débito (2%).

Além do comércio, o setor de serviços também deve ser beneficiado nos dias próximos ao Natal. Dos 29,3% que pretendem viajar nos feriados de fim de ano, a maioria deve ficar em Santa Catarina (64,8%), o que ajuda a dinamizar a economia local. Os outros destinos são os estados vizinhos: Rio Grande do Sul (19,3%) e Paraná (8%).

A pesquisa foi realizada em novembro nas cidades de Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau para conhecer o perfil do consumidor, revelar as principais tendências de compras e orientar os empresários nas estratégias de fim do ano.