Preferência por vestuário em Itajaí para presente de Natal é o maior de SC

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Comércio de rua se mantém como principal destino de compras

Itajaí deve ter o terceiro maior gasto médio do estado com presentes para o Natal pelo segundo ano consecutivo, com R$ 471,33. Entre os setores mais procurados, o vestuário deve ser bastante impulsionado, já que as roupas (52%) lideram a lista de preferência. Sobre sua situação financeira no comparativo com o ano passado, os itajaienses estão em condições melhores para 35,8%, pior na visão de 34,4%, enquanto 29,8% avaliam estar de maneira igual. Os dados constam na pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio/SC e Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC).

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

Os consumidores estão mais contidos na hora de comprar por conta da redução da massa salarial, retração do crédito e o desemprego. “O Natal deste ano será um reflexo do ânimo da economia brasileira: mantém-se a tradição de presentear, mas com itens mais em conta. Teremos uma injeção nos próximos dias, já que as famílias terão mais tempo com os horários estendidos, os lojistas renovaram seus estoques e o 13º será uma renda extra para impulsionar as vendas”, garante Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio/SC.

O cenário também influencia o comportamento dos compradores, como lembra Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “O novo governo federal alimenta certa esperança do catarinense por dias melhores. Aliado a isso temos o fato do panorama estadual, mais sólido do que outras administrações do país e dando especialmente ao servidor público mais garantias de ter o salário em dia. Essas circunstâncias provocam a volta gradativa da segurança para fazer estas compras”, observa o líder lojista.

Comportamento de consumo

O comércio de rua (72,6%) e os shoppings centers (19,1%) devem ser os principais destinos de compra na cidade. Com média de 4,08 presentes por consumidor em Itajaí, os filhos serão os mais lembrados (35,8%), além dos pais (20,1%) e cônjuges (18,4%).

Um número expressivo (81,6%) pretende pesquisar antes de ir às compras. O preço deve ser determinante na escolha (52%), a frente do selo de qualidade (23%) e o atendimento (17%). A maioria (74,2%) pretende pagar à vista, seguido pelas compras no cartão (25,7%), entre parcelamento (14,4%), crédito (7%) e débito (4,3%).

Além do comércio, o setor de serviços também é beneficiado nos dias próximos ao Natal.  Dos 26,8% que pretendem viajar nos feriados – menor índice em SC –, 17,4% deve circular no próprio estado ou visitar o Paraná (10,5%) e São Paulo (4,7%).

A pesquisa foi realizada em novembro nas cidades de Chapecó, Lages, Florianópolis, Criciúma, Joinville, Itajaí e Blumenau para conhecer o perfil do consumidor, revelar as principais tendências de compras e orientar os empresários nas estratégias de fim do ano.