Prêmio Fecomércio SC de Jornalismo homenageia a imprensa catarinense

Atualizado em 28 agosto, 2012

A imprensa catarinense conheceu na noite desta terça-feira (28) os vencedores de 1º Prêmio Fecomércio de Jornalismo. Ao todo foram entregues R$ 54 mil reais em prêmios para todos os finalistas nas três categorias: impresso, TV e rádio (confira abaixo a lista completa dos vencedores). Mais de 50 trabalhos foram inscritos e avaliados pela banca julgadora.

Para dar início à cerimônia, o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, dirigiu a palavra aos jornalistas e demais convidados: “Informar com precisão e criatividade é um dom. E como dom, a capacidade de levar notícias relevantes aos leitores, telespectadores e ouvintes é o capital do jornalista. Parece-nos um dever reconhecer quem faz desta tarefa uma missão. Portanto, o Prêmio Fecomércio de Jornalismo foi a forma que encontramos para homenagear vocês, profissionais da informação”.

Com uma série de reportagens contando o cotidiano e as histórias dos mercados públicos das capitais do sul do Brasil, o repórter Alexandre Mendonça, da RIC Record, faturou o prêmio principal na categoria “televisão”. E como não poderia deixar de ser, ele recebeu o troféu de seu colega de profissão, o repórter especial da Globo, Marcelo Canellas, convidado e palestrante da noite. “Minha intenção com a matéria era mostrar um pouco do início dos mercados públicos do sul, e pra isso precisei até votar ao passado e mostrar que eles começaram há milhares de anos, com troca de bens e moedas. E acho que fomos bem sucedidos, por isso agradeço a Fecomércio SC por esta oportunidade”, declarou.

E na categoria “rádio”, o grande vencedor foi o repórter Edson Honaiser, da Rádio Corado AM. Em sua matéria, ele abordou e apresentou exemplos de associativismo empresarial no Estado. Ao receber o prêmio também do presidente Bruno Breithaupt, agradeceu à entidade pelo prestígio ao ramo da comunicação. “A reportagem relatou o trabalho do associativismo empresarial, onde os pequenos viram grandes”, explicou.

Por fim, na categoria “impresso”, o primeiro lugar ficou com a jornalista Alessandra Ogeda, do Diário Catarinense. A matéria “Novos Empreendedores: A procura pela próxima ideia milionária”, que abordou o mercado de startups em Santa Catarina – empresas pequenas, geralmente voltadas para tecnologia e composta por jovens. “Com a matéria quis mostrar que não é preciso um grande investimento para ter inovação. Parabéns à Fecomércio e a todos os jornalistas participantes”, declarou Alessandra, ao receber o troféu das mãos de Bruno Breithaupt.

Cinco jurados tiveram a tarefa de avaliar as produções: Marcos Arzua (diretor executivo da Fecomércio SC), jornalista Manoela de Borba (gerente de Comunicação da Fecomércio SC), Edson Chaves Filho (assessor de Comunicação da Confederação Nacional do Comércio/CNC), jornalista, professor e sindicalista, Ricardo Medeiros (do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina) e Carlos Stegemann jornalista e escritor convidado.

Em seguida à entrega dos prêmios, todos os convidados presentes no auditório da Fecomércio SC acompanharam a palestra de Marcelo Canellas. O repórter especial da TV Globo falou sobre os bastidores de algumas de suas reportagens premiadas ao longo de 25 anos de carreira no jornalismo. E ao final, os jornalistas presentes brindaram em um coquetel, uma oportunidade para trocas de ideias e confraternização.

Lista completa dos vencedores:

Impresso
1º – Alessandra Ogeda – “Novos Empreendedores: A procura pela próxima ideia milionária” – Diário Catarinense
2º – Alexandre Lenzi – “Os donos do mercado” – Diário Catarinense
3º – Larissa Guerra e Maellen Muniz – “Minha Empresa, minha vida” – A Notícia
4º – Alexandre Lenzi – “Pequenos, por enquanto” – Diário Catarinense
5º – Daniel Cardoso – “O comércio se atualiza, cresce e conquista clientes” – Notícias do Dia

TV
1º – Alexandre de Mendonça – “Mercados Públicos do Sul” – RIC Record
2º – Adriana Kauss; Fábio Cardoso; Marlon Silva; Thalita Franzoni e Rogênio Germinal – “Empreendendo com Sucesso” – RBS TV
3º – Francis Silvy; Ronaldo Bruchado; Marco Aurino e Rafael Beckhause – “Inovação, Empreendedorismo e Representatividade do Comércio na Economia Catarinense” – RBS TV
4º – Marta Gomes – Verticalização de Balneário Camboriú – RIC Record
5º – Larissa Guerra e Maellen Muniz – “Empreendedorismo” – RBS TV

Rádio
1º – Edson Honaiser – “Associativismo Empresarial” – Rádio Coroado AM
2º – Marco Aurélio Gomes – “Economia – Capacitação Profissional” – Rede de Notícias Acaert

Leia também

23 julho, 2025

Intenção de compras para o Dia dos Pais cresce 4,2% e atinge maior valor da série histórica em SC

16 julho, 2025

Fecomércio lança sorteio de prêmios para movimentar R$2 bilhões na economia de SC

13 junho, 2025

Comércio catarinense tem maior crescimento do país em abril, aponta IBGE

12 junho, 2025

Turismo de SC teve o segundo maior crescimento do país no verão de 2025