INSTITUCIONAL

Presidente da Fecomércio SC destaca articulação legislativa em sessão na Alesc

Atualizado em 08 janeiro, 2024

Recém-empossado, o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breitahupt, ocupou a tribuna na Sessão Ordinária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, nesta terça-feira (14), para fazer um balanço da atuação da entidade no estado. A Federação completou 70 anos  de fundação na última sexta-feira (10) e a data foi celebrada durante o ato de posse da presidência e nova diretoria para o exercício de 2018 a 2022, realizado na segunda-feira (13).

Durante o discurso, Breithaupt destacou a sensibilidade dos parlamentares na rejeição da MP 220 no mês de maio, que elevaria a carga tributária aos empresários do comércio e ao consumidor final.  O setor terciário, representado pela entidade, responde por 63,9% do emprego no Estado e engloba mais de 650 mil empresas, que geram uma massa salarial de R$ 23 bilhões, além uma contribuição para os cofres públicos na ordem de 53% na arrecadação de tributos.

“Não há estado forte sem empresas competitivas. O caminho para sanar o setor público não é o aumento da receita, seja pelo aumento direto da carga tributária ou, de forma indireta, pela redução de benefícios. O poder público precisa ser enxuto e eficiente na gestão, caso contrário nunca haverá receita suficiente”, aponta Breithaupt.

Assista ao discurso completo:

Acompanhamento sistemático

A Federação atua de forma propositiva e permanente nas diferentes esferas do poder público e privado. Na Alesc,  acompanha sistematicamente os projetos de lei que impactam o setor terciário e, desde setembro de 2017, disponibiliza o aplicativo da Agenda Política e Legislativa do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

O app oferece aos empresários, parlamentares, sindicatos patronais, entidades associativas e demais interessados dados atualizados sobre o andamento dos PLS e outras funcionalidades, como a possibilidade de favoritar, receber notificação sobre a tramitação, fazer busca (projeto, palavra chave e status) e ter acesso à agenda de eventos (audiência públicas, votação, sessão solene,etc).

Defesa do setor terciário

A Fecomércio SC reúne 72 sindicatos dos setores de serviços, habitação, varejo, atacado, turismo, supermercados e comércio farmacêutico em Santa Catarina e também é gestora do Sesc (52 unidades fixas e móveis) e Senac (29 unidades operativas) no Estado.

“O modelo de gestão implementado pelo Sistema Fecomércio SC Sesc/Senac nos últimos anos primou pela excelência, inovação, empreendedorismo e educação para transformar os obstáculos em oportunidades e trilhar nossa caminhada na construção de um futuro promissor para os catarinenses”, completa o empresário.

Desde 1948 a entidade está conectada aos principais movimentos econômicos e sociais do país e, atualmente, ocupa posição firme em defesa da produtividade do setor terciário e contra a burocracia e a alta carga tributária.

Leia também

10 abril, 2025

Varejo de SC tem melhor resultado mensal dos últimos dois anos em fevereiro, diz IBGE

10 abril, 2025

Fecomércio SC defende isonomia tributária nas compras até 50 dólares em marketplaces internacionais

08 abril, 2025

CNC, Fecomércio SC, Sesc, Senac e Sindicatos promovem a Semana S em Chapecó

01 abril, 2025

Comércio e serviços somam 55% dos empregos gerados em fevereiro no estado