SC é o 4º estado que mais empregou no turismo em 2017

Atualizado em 27 fevereiro, 2018

O turismo foi um dos motores da recuperação do setor de serviços e da geração de emprego em Santa Catarina em 2017. De acordo com o estudo inédito sobre a Empregabilidade no Turismo, realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), o saldo entre admissões e desligamentos em SC foi de 1.092 vagas, posicionando o estado em 4º lugar no ranking dos que mais empregaram no setor. Em 2016, o Estado havia fechado 803 vagas no setor.

O levantamento da CNC sobre as atividades do turismo foi  realizado com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Leia o estudo completo

No cenário nacional o corte de vagas desacelerou em 2017, com fechamento de quase 13 mil postos de trabalho, diante dos 87 mil em 2016. Os segmentos de hospedagem e alimentação permanecem sendo os que mais empregam no turismo nacional. Em 2017 havia 1.907.086 de trabalhadores empregados nestas atividades, que representam 65,3% do contingente total (2.921.314).

Recuperação lenta

Afetados pela queda na demanda com o encolhimento da renda e o desemprego nos últimos anos, os serviços começaram a se recuperar em 2017, puxados principalmente pelas atividades turísticas no estado. Em SC, o turismo representa cerca de 13% do PIB  e se consolida, ano a ano, como um dos setores mais estratégicos para competitividade catarinense.

Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de dezembro, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mostram que o segmento cresceu 6,7% em volume, terceiro melhor resultado do país, e 15,6% em receita nominal, diante do comportamento nacional de -6,5% e 4%, no acumulado de 12 meses.

“Com a recessão, os hábitos de consumo mudaram e um dos primeiros gastos cortados pelas famílias foram os relacionados ao lazer e às necessidades secundárias. Este cenário começou a se reverter em 2017. O mercado de trabalho é diretamente influenciado pela confiança e o nível de recuperação econômica do estado. Como SC se destacou nacionalmente em vários indicadores, o emprego veio na esteira”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. O estado fechou o ano com maior criação de vagas e variação em volume de vendas do país.

As expectativas do mercado para 2018 são promissoras, tanto para o Brasil quanto para Santa Catarina. Os setores de comércio e serviços no Estado, que já vinham apresentando sinais positivos, devem ganhar ritmo mais consistente e registrar resultados ainda mais favoráveis, a reboque da retomada geral da economia, considerando que o nível de emprego deve continuar avançando e as famílias poderão experimentar folgas no orçamento, destinando mais gastos ao lazer.