MERCADO

Senac retoma a elaboração dos Planos Municipais de Cultura em SC

Atualizado em 25 maio, 2023

Valorizar a cultura local, respeitando a diversidades das comunidades é essencial para promover e preservar as particularidades de cada região. Com a experiência de quem já realizou inúmeros Planos Municipais de Cultura (PMC) e após oito anos, o Senac SC retoma esse desenvolvimento com a construção do PMC da cidade de Laguna. A execução já está em andamento e a previsão de conclusão dos trabalhos é para o segundo semestre deste ano.

O Plano Municipal de Cultura é um dos pilares fundamentais para que as cidades consigam gerir a governança de cultura de forma sistêmica, em consonância com a realidade local. Tendo como um dos principais objetivos mapear, diagnosticar e posicionar os municípios no que se refere à cultura. As diretrizes estabelecidas no plano, por sua vez, irão encaminhar a construção e direcionamentos das metas e consequentemente das estratégias e indicadores.
O PMC deve ser articulado como uma construção coletiva que reflita a realização da cultura e seus anseios e vocações dos setoriais culturais e criativos presentes no município. As estratégias realizadas no PMC serão aprovadas em lei municipal, por meio de uma política pública cultural, com validade de 10 anos.
Senac SC no PMC
O Senac SC possui uma assessoria técnica especializada, por meio da Educação Corporativa, que aplica uma metodologia exclusiva para a implementação do PMC nos municípios, que consiste em quatro etapas definidas que auxiliam a implementação da construção coletiva do plano e que estão articuladas com a política cultural federal. Na primeira etapa, serão elaboradas as estratégias e as diretrizes a partir da análise da situação da cultura, gerando um diagnóstico, que será usado como referência para a segunda etapa, que é a sensibilização e mobilização dos munícipes para que o processo seja o mais transparente e democrático possível.
Na terceira etapa serão executados os Plano de Ação, com seminários temáticos que tem a função, no primeiro momento, de abrir reflexão e dialogo sobre os temas propostos entre o Colegiado de Cultura e num segundo momento criar o ambiente de oficina de cocriação para que as metas possam ser propostas. Por último, a quarta etapa é a validação das metas, que se propõe a alcançar o que foi planejado nas outras três fases.
“O Senac SC prima para que suas entregas sejam de forma transparente e objetiva para que as premissas propostas possam ser alcançadas pelo município no seu desenvolvimento territorial com foco na sustentabilidade, inclusão social e preservação da identidade cultura local”, afirma Luís Fernando Albalustro, analista de Projetos e Programas Institucionais do Senac SC.
Laguna, terra de Anita Garibaldi
O Plano Municipal de Cultura de Laguna é uma iniciativa da Fundação Lagunense de Cultura que conta com a assessoria técnica do Senac Educação Corporativa e da Faculdade Senac Tubarão. Os trabalhos iniciaram durante o mês de maio, com lançamento oficial em junho, e se estendem nos próximos meses com seminários, fóruns, capacitação e palestras sobre o assunto. A previsão é que até o fim do ano o plano seja constituído, revisado e encaminhado ao legislativo municipal, para que seja aprovado como lei, tornando-se definitivamente uma política pública de estado.
“Para o Senac, retomar o desenvolvimento do Plano Municipal de Cultura começando por Laguna é de extrema importância. Sabemos do legado nessa área, principalmente por conta da Anita Garibaldi e todo o contexto que envolve a cidade. Vamos desenvolver um plano que irá promover a cultura como um dos pilares do desenvolvimento socioeconômico de Laguna”, ressaltou Albalustro.
A expectativa do Senac Educação Corporativa é que novas cidades recebam a assessoria especializada para a elaboração ainda em 2023.