MERCADO

Senac SC sediará evento mundial sobre moda sustentável

Atualizado em 24 abril, 2023

Florianópolis recebe um dos mais importantes eventos de moda sustentável do mundo, o Fashion Revolution, nesta segunda (24) e terça-feira (25), na Faculdade Senac Florianópolis. O encontro tem o objetivo de fazer com que a moda conserve e restaure o meio ambiente, valorizando as pessoas acima do crescimento e do lucro. Este ano, o professor da área de moda do Senac SC, Thiago Varnier, foi escolhido pela organização do evento para ser o docente embaixador na capital catarinense.

PARTICIPE: Fecomércio SC realiza pesquisa sobre consumo consciente

O encontro contará com alunos dos cursos técnicos em Produção de Moda, Eventos e Marketing, além de palestrantes do segmento. De acordo com Thiago, é importante que os estudantes participem deste tipo de evento para que possam colaborar, desde cedo, com a sustentabilidade no mercado da moda. “Além disso, favorece o networking desses alunos, aumentando o potencial de possíveis parceiros na vida profissional. O Fashion Revolution, em especial, permite uma experiência única, afinal, fica claro que fazer moda, vai muito além de informação estética e comercial, são fatores de construção social”.


De acordo com o Fashion Revolution, aproximadamente 92 milhões de toneladas métricas de resíduos têxteis são gerados anualmente, sendo que a maioria acaba em aterros sanitários. Além disso, cerca de 87% dos trabalhadores na indústria da moda ganham menos de um salário mínimo em seus países.


O movimento foi criado após um conselho global de profissionais da moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que causou a morte de 1.134 trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos. O dia 24 de abril ficou marcado como o Fashion Revolution Day, que ganhou força e se tornou a Semana Fashion Revolution, que conta com atividades promovidas pelos núcleos ao redor do mundo.

Programação

Data: 24 de abril
Horário: 19h
Foco: neste dia serão apresentados quatro editoriais de moda inclusivos (Pessoas Idosas, Transexual, Quarenta Mais e Plus Size). A ideia é proporcionar uma reflexão sobre estilos, desejos de imagem e comunicação de moda, fazendo com que as pessoas percebam que não são só aquilo que veem no espelho e sim aquilo que sentem e fazem.

Dia: 25 de abril
Horário: 19h
Foco: o evento proporcionará um diálogo urgente e emergente, com quatro palestrantes e um mediador, que abordarão o novo contexto social em transição: moda, sustentabilidade e inclusão.

Palestrantes

Palestra: Sustentabilidade passo a passo
Daniela Beatriz Barros Gonçalves De Meneses é bolsista na Fundação para a Ciência e Tecnologia e desenvolve estudo nas áreas do Planejamento e Desenvolvimento de Destinos Turísticos Sustentáveis.

Palestra: Desenhar e modelar roupas em um contexto de transição social
Mara Rubia Theis é pesquisadora nos temas de Design de Moda em áreas como: ergonomia; métodos de desenho de roupas e corpo humano, modelagem de roupas (bidimensional e tridimensional), sustentabilidade e processos criativos.

Palestra: Novo cenário da moda: oportunidades do pós-consumo
Carina Zagonel é gestora dos Armários Coletivos, criadora de soluções para o pós-consumo da moda, como o Armário Criativo.

Palestra: Moda, racismo, Diversidade: Novo olhar para a Inclusão
Lino Gabriel Nascimento dos Santos é moda ativista, bacharel em moda, idealizador do REDeM e do AFRODITE (UFSC).

Leia também

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina

ECONOMIA 24 abril, 2024

Intenção de consumo das famílias catarinenses caiu 2,8% em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 22 abril, 2024

Fecomércio SC apresenta 5ª Agenda Legislativa para parlamentares catarinenses em Brasília