PESQUISA
Turistas de Florianópolis e Balneário Camboriú avaliam qualidade dos serviços na temporada 2018
Belezas naturais atraem visitantes, mas infraestrutura é gargalo nos destinos
Acessos mal sinalizados, falta de banheiros públicos ou atendimento ineficiente podem comprometer a experiência do turista e ser determinante na hora de escolher o local das próximas férias. Após traçar o perfil de quem circulou no Litoral Catarinense e os impactos para os empresários, a Fecomércio SC também disponibiliza a Avaliação da Qualidade de Serviços em Atrativos Turísticos.
Nesta edição, as cidades analisadas foram Florianópolis e Balneário Camboriú, durante os meses de janeiro e fevereiro. A pesquisa utiliza o protocolo Tourqual®, que analisa 17 indicadores segmentados em seis categorias- Acesso, Ambiente, Elemento Humano, Segurança, Qualidade Técnica e Experiência- com notas de 1 (péssimo) a 5 (excelente).
“A competitividade dos destinos turísticos está ligada a qualidade dos serviços oferecidos. A partir desta percepção do turista sobre a segurança, limpeza e infraestrutura é possível planejar melhorias pontuais nos estabelecimentos e na cidade. Os indicadores podem trazer insights para os empresários ligados ao turismo e o próprio poder público”, aponta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.
Com a nota geral 4,2,Balneário Camboriú foi bem avaliada na Categoria Experiência (4,6), que considera a vivência do visitante e o resultado da interação com o destino. Já os pontos que merecem atenção pertencem à categoria de Acessos (3,8), com a pior avaliação para banheiros acessíveis (3,1), e de Qualidade Técnica (4), especialmente nos quesitos tecnologia (3,7) e preço dos produtos e serviços e a relação custo/benefício (3,6).
Florianópolis computou nota 4 na avaliação geral, com destaque para o indicador que avalia a beleza da cidade -natural e construída- (4,8). A percepção dos turistas sobre a disponibilidade de banheiros públicos também foi negativa na Capital. Apesar da melhora em relação ao ano anterior de 2,6 para 3, o indicador recebeu a pior avaliação nesta temporada.
A coleta de dados ocorreu nos meses de janeiro e fevereiro, em dias alternados e em locais de grande fluxo de turistas. Foram entrevistados 574 turistas, garantindo uma margem de erro de 5,8% e nível de confiança de 95% para cada cidade.
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