Economia

Abril Verde e a necessidade de prevenção de acidentes de trabalho

Atualizado em 10 abril, 2018

No dia 28 de abril é celebrado o “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho”, o movimento nacional busca trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro.

De acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, Santa Catarina registrou nos últimos cinco anos, 25 mil acidentes de trabalho – oficialmente comunicados ao INSS – ocupando o sexto lugar no ranking nacional (4% dos casos). Outro alerta: entre as 100 cidades brasileiras com mais afastamentos acidentários, 10 são catarinenses.

É importante salientar que na ocorrência de um acidente de trabalho todos saem perdendo. O trabalhador sofre com a diminuição da capacidade laborativa e diminuição de renda mensal. Os cofres públicos são minguados com a concessão de muitos benefícios previdenciários de auxílio doença, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez. Já a empresa, pena com a rotatividade, necessidade de contratação de nova mão de obra para substituição, necessidade de manutenção de pagamento do FGTS em caso de afastamento por auxílio-doença acidentário, isso sem contar ações indenizatórias, tanto do empregado, quanto regressivas da autarquia previdenciária.

Foco na prevenção

O fornecimento de equipamento de proteção e a efetiva fiscalização do uso –  as CIPAS – e respeito às normas de segurança e medicina do trabalho são requisitos mínimos para um ambiente seguro.

A necessidade de atenção à questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro deve ser feita diariamente, garantindo um mercado de trabalho mais sadio para todos.

Leia também

Uncategorized 18 março, 2024

Hélio Dagnoni recebe presidente do Inmetro SC

Compliance 02 maio, 2022

Boletim Compliance- Edição 22- Abril/2022

Compliance 06 abril, 2022

Boletim Compliance- Edição 21- Março/2022

Compliance 10 março, 2022

Boletim Compliance- Edição 20- Fevereiro/2022