PESQUISA

Black Friday movimenta lojas físicas e online em Santa Catarina

Atualizado em 09 novembro, 2022

Lojas físicas e online estão com vitrines e sites a todo vapor para a Black Friday 2022. Conforme pesquisa da Fecomércio SC sobre o perfil do consumidor e a intenção de compras em Santa Catarina, artigos de vestuário (24,8%), móveis e eletrodomésticos (19,9%) e eletrônicos (16,8%) devem ser os mais procurados.

>>> Leia a pesquisa na íntegra 

A data vem se consolidando no varejo nacional- em Santa Catarina não é diferente: os dados da pesquisa apontam que 65,1% dos consumidores já realizaram compras nos anos anteriores e 34,9% devem realizar pela primeira vez em 2022.

A proximidade da Black Friday com a Copa do Mundo também deve impactar nas vendas, conforme aponta o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni. “Os empresários estão com ótimas expectativas para as vendas nos setores de comércio e serviços neste fim deste ano. Muitos consumidores aproveitam os descontos e vantagens para garantir o presente de Natal, o que mantém a economia catarinense aquecida em novembro e dezembro”, afirma.

De acordo com projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Black Friday deste ano deverá movimentar R$ 4,2 bilhões no país e registrar a maior movimentação financeira desde que a data foi incorporada ao calendário do varejo nacional, em 2010.

Leia mais: Copa do Mundo deve turbinar vendas do comércio e serviços em SC


Pesquisa da Fecomércio SC mostra principais tendências de consumo no período:

  • Gasto médio
  • Formas de pagamento
  • Meios de divulgação que influenciam compras
  • Pesquisa de preços
  • Reputação da empresa
  • Local de compra e produtos procurados

A pesquisa foi realizada entre os dias 03 e 15 de outubro e ouviu 602 pessoas, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Leia também

INSTITUCIONAL 16 maio, 2024

Começa a 39ª edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais

ECONOMIA 14 maio, 2024

Fecomércio SC apoia projeto de lei para corrigir isenção de imposto de importação

ECONOMIA 14 maio, 2024

Relatório de abril do IPCA aponta aumento de 0,38% na inflação

ECONOMIA 10 maio, 2024

Copom corta a taxa SELIC em 0,25 p.p.