Comércio projeta contratação de temporários para fim de ano em Santa Catarina

Atualizado em 12 novembro, 2018

É agora no último trimestre do ano que o mercado abre o período de contratações de temporários para atender as demandas com as vendas de final de ano e da temporada de verão 2018/2019. Para 35,5% dos empresários a previsão é de ampliação do quadro de funcionários, conforme aponta a pesquisa Trabalhadores temporários no comércio – Temporada de Verão de 2019, realizada pela Fecomércio SC com 406 empresas em sete cidades  catarinenses.

Acesse a pesquisa na íntegra

A previsão é de abertura de duas mil vagas temporárias formais no comércio catarinense e mais 5,5 mil no setor de serviços entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019. O número é próximo ao da temporada 2018, quando se observou a criação de 1.254 vagas no comércio e 5.303 nos serviço, segundo o CAGED.

Para o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, este ano o cenário vem se desenhando mais estável e com cautela por parte dos consumidores e dos empresários na hora de contratar, mas pondera que as contratações são importantes, ainda mais quando há a possibilidade de efetivação do trabalhador temporário para todo o ano. “A abertura de vagas para temporários aumenta os níveis de emprego na economia, dá oportunidades para jovens adquirirem mais experiência no mercado de trabalho e também movimenta mais recursos na economia, por meio da maior circulação de dinheiro”, ressalta o empresário.

A pesquisa apontou que 71,4% dos empresários irão contratar o mesmo número de trabalhadores temporários que no ano passado. A média de funcionários também apresenta indicador estável, em 2017 foi de 2,95 por empresa e em 2018 a projeção é de 2,92, confirmando o cenário de estabilidade nas contratações.