MERCADO

Cultura e turismo de natureza motivaram mais de 50% das viagens de lazer em 2019

Atualizado em 13 agosto, 2020

Nem só de sol e praia vive o turismo no Brasil. Embora tenha sido a motivação de viagem de 34,3% dos brasileiros que rodaram o país a lazer em 2019, cultura (27,2%) e natureza, ecoturismo ou aventura (25,6%) também ganharam espaço, conforme os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua do Turismo, divulgados pelo Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (12).

Veja a pesquisa na íntegra

O objetivo do levantamento é mapear características das viagens realizadas por brasileiros e quantificar os fluxos de turistas para as diferentes regiões do país e para o exterior, contribuindo para a criação de políticas públicas, assim como a definição de ações e investimentos do Ministério do Turismo. A pesquisa apurou o perfil das viagens dos brasileiros- motivo da viagem, meio de transporte utilizado, destino, entre outros – o que permite fazer uma consistente avaliação sobre a demanda turística doméstica.

Turismo interno

Em 21,8% dos 72,5 milhões de domicílios visitados algum morador viajou em 2019. As viagens nacionais representaram 96,1% das 21,4 milhões de viagens analisadas. Apenas 3,9% (828,7 mil) foram internacionais. Os estados que mais receberam visitantes foram São Paulo (18,9%) e Minas Gerais (12,8%). Santa Catarina está na lanterna com 4,2%, 9º lugar entre os 10 principais destinos procurados nas viagens nacionais.

De acordo com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, os números revelados pela parceria com o IBGE são fundamentais para conhecer melhor os turistas brasileiros e planejar políticas para fortalecer o setor, especialmente na retomada pós-pandemia.

“O turismo passou oito anos sem esse tipo de levantamento, que é primordial para criarmos ações para o setor. Conhecer o perfil do viajante doméstico e suas preferências vai nos ajudar muito na retomada do turismo no Brasil”, avaliou o ministro.

A pesquisa apontou que os deslocamentos no país foram, em sua maioria, por carro particular ou da empresa (46,6%), seguidos de ônibus de linha (16%), avião (15,3%), ônibus de excursão, fretado ou turismo (7,1%), van (4,1%) e motocicleta (2,1%), entre outros. Hospedagem na casa de amigo ou parente (47,3%) foi a opção mais citada pelos turistas brasileiros, seguida de hotel ou flat (17,3%), pousada (4,8%) e imóvel próprio (2,8%).

Confira as pesquisas da Fecomércio SC sobre turismo

Leia mais

Fecomércio SC e Governo alinham ações para colocar turismo na mira dos investidores estrangeiros

Turismo interno: catarinenses foram maioria no inverno 2019 na Serra

Leia também

SESC/SENAC 30 abril, 2024

Revitalização e modernização da Faculdade Senac Caçador é entregue

INSTITUCIONAL 30 abril, 2024

Reunião de Diretoria do Sindilojas Itajaí: Inovação e Dinamismo no Centro das Ações

ECONOMIA 29 abril, 2024

Confiança dos empresários catarinenses recua 1,7% em abril, aponta relatório

INSTITUCIONAL 24 abril, 2024

Fecomércio SC participa do primeiro Café da Manhã da International Fresh Produce Association em Santa Catarina