ECONOMIA

Deputados aprovam MP que reduz contribuições de empresas ao Sistema S por dois meses

Atualizado em 23 junho, 2020

Sesc e Senac promoveram ações para enfrentar pandemia , como a campanha emergencial do Mesa Brasil

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 932/20, que reduz as alíquotas de contribuições das empresas para financiar o Sistema S. A matéria será enviada ao Senado.

O texto-base foi aprovado em votação simbólica. Inicialmente, a  MP determinava um corte de 50% nas contribuições nos meses de abril, maio e junho, mas o projeto de lei de conversão aprovado, de autoria do deputado Hugo Leal, restringe o corte nos meses de abril e maio, mantendo as contribuições no valor cheio em junho. Esta proposta foi feita de acordo com as bancadas no parlamento e aceita pelo Governo.

“A votação da MP 932 com o texto acordado, retirando o corte do mês de junho, é muito importante para a retomada e garantia dos serviços prestados a sociedade. Em Santa Catarina, o Sesc e Senac lideraram diversas ações para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. Agradecemos aos deputados e deputadas federais catarinenses pelo posicionamento em favor do Sistema S”, comenta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Além de impactar diretamente nos serviços oferecidos à população, a redução dos recursos por três meses prejudicaria a operação das entidades, visto que a arrecadação da contribuição já diminuirá por conta da retração da atividade econômica e devido às medidas de suspensão e redução dos contratos de trabalho, impactando sobre a base de cálculo da folha de pagamentos.

A medida tem efeito sobre as contribuições cobradas pelo Sesc e Senac (comércio), Sescoop (setor de cooperativas), Sesi e Senai (indústria), Sest e Senat (transporte) e Senar (rural). A alíquota que as empresas pagarão aos serviços varia: 1,25% para o Sescoop, 0,75% para o Sesc, Sesi e Sest  e 0,5% para Senac, Senai e Senat. As contribuições são pagas compulsoriamente pelos empregadores, descontadas da folha de pagamento das empresas.

Leia também

ECONOMIA 06 maio, 2024

Relatório aponta que o setor de serviços lidera a geração de empregos em Santa Catarina no mês em março

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Maio 2024

ECONOMIA 06 maio, 2024

Painel de Obrigações Tributárias competência Abril de 2024

INSTITUCIONAL 03 maio, 2024

Fecomércio SC participa do Fórum Parlamentar Catarinense sobre infraestrutura e segurança