INSTITUCIONAL

Em evento da CNC, Alckmin defende reforma tributária com diferenciação de alíquotas

Atualizado em 16 março, 2023

Mais de 100 parlamentares, empresários e lideranças sindicais participaram da cerimônia de entrega da Agenda Institucional do Sistema Comércio, liderada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Federações, na noite de terça-feira (14), em Brasília. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, a ministra do Turismo, Daniela Carneiro e deputados federais de todos estados receberam o documento em mãos.

Na abertura do evento, Alckmin defendeu a diferenciação de alíquotas setoriais na reforma tributária, atendendo a uma demanda das entidades representativas do setor terciário. “Não precisamos ter uma alíquota só. O governo vai propor várias alíquotas para não penalizar o setor (de serviços), que é fundamental para a geração de empregos. O Brasil precisa crescer, gerar empregos e renda”, afirmou Alckmin.

> O documento nacional, as agendas estaduais e dos setores de comércio, serviços e turismo estão disponíveis no site www.agendadocomercio.org.br.

Em seu discurso, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, ressaltou que a Agenda Institucional é fruto do diálogo permanente e construtivo com os empresários, visando alavancar o desenvolvimento do País. “A atividade terciária é essencial para a economia. O comércio de bens e serviços é responsável por conectar produtos e consumidores, gerando emprego e renda, além de impulsionar o desenvolvimento tecnológico e colaborar com o progresso do Brasil”, reiterou Tadros.

O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, destacou que um dos principais entraves apresentados pelos empresários em SC é o ambiente econômico. “Para destravar a economia, precisamos de uma reforma tributária sem aumento de impostos, crédito mais barato, atração de investimentos, sobretudo em infraestrutura e logística, e fomento ao turismo. O desafio dessa nova bancada federal é fazer o Congresso olhar para as demandas do setor produtivo catarinense”, avalia.

Confira a Carta do Comércio com as demandas catarinenses

Lei Geral do Turismo

A ministra do Turismo ratificou a parceria com a CNC pela melhoria do setor, especialmente com o trabalho para aprovação e implantação de uma nova Lei Geral do Turismo. Antes da solenidade foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Confederação e o Ministério do Turismo para atuação conjunta em três macroprogramas: desenvolvimento das Redes Brasileiras de Cidades Criativas (RBCC), criação da Rede de Inteligência Mercadológica e certificações para novos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).