MERCADO

Exposuper reúne setor supermercadista em três dias de feira e qualificação

Atualizado em 27 dezembro, 2018

Tendências, novas estratégias, produtos e tecnologias de um dos segmentos mais pujantes da economia estão na pauta da 31ª edição da Exposuper – Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados e a Convenção Catarinense de Supermercadistas, realizada até quinta-feira (21),no Complexo Expoville, em Joinville.

O Sistema Fecomércio SC Sesc | Senac integra a programação com o workshop “O futuro do Varejo – Visão Pós NRF”, conduzido pelo professor Thomas Vogler, da Universidade de Ingolstadt, na Alemanha, no dia 21, às 9h. Após a palestra está previsto um painel com empresários que participaram das Missões Técnicas New York, realizadas no início do ano durante a NRF – Retail’s Big Show, maior feira de varejo do mundo.

O Senac/SC também ofereceu a oficina prática de panificação “Montagem e apresentação de mini tortas”, no dia 19, com a professora Juliana Karina Bartsch. O curso será ministrado na Carreta Escola de Panificação e Açougue​ do SENAC/SC/ACATS, que também será utilizada para outras oficinas durante o evento.

Confira as outras oficinas previstas

Parceiros há várias edições, Sesc e Acats promovem ações do Mesa Brasil, programa de segurança alimentar e nutricional que combate a fome e o desperdício de alimentos. Este ano está previsto novamente o recolhimento das doações de alimentos do público e dos expositores durante toda a programação da ExpoSuper. Em 2017, mais de 6 mil quilos de alimentos, produtos de higiene e limpeza foram doados pelas empresas participantes do evento. Os donativos foram distribuídos para 83 instituições, beneficiando mais de 8 mil pessoas.

O Sesc também apresentará o Mesa Brasil no painel “Qualidade e Segurança do Alimento e Saúde Pública”, que contará com a participação da ACATS, PariPassu, Ministério Público e Vigilância Sanitária, nesta quarta-feira (20), às 14h30. Representante do programa em Joinville realizará, das 14h30 às 17h30, uma apresentação sobre aproveitamento integral dos alimentos, seguida de demonstrações práticas.

No estande do Sistema Fecomércio SC Sesc | Senac, localizado na área C-22, os visitantes também poderão participar de ações e ter acesso a conteúdos exclusivos voltados à gestão e qualificação do seu negócio. Em uma das atividades, os participantes poderão concorrer a uma consultoria de segurança alimentar para supermercadistas, a um diagnóstico organizacional do programa Senac Atacadista ou duas diárias com acompanhante em um dos hotéis Sesc em Santa Catarina.

Players do setor supermercadista

De terça a quinta-feira, a programação contará com feira e mais de 40 palestras, painéis e workshops sobre temas recorrentes da atividade supermercadista, tendências, cases de empresas bem sucedidas, atualização sobre legislações e estratégias operacionais.

“Este é um dos maiores eventos setoriais do Brasil. Para manter o mercado competitivo em SC precisamos nos qualificar constantemente e atualizar a infraestrutura. O segmento é um ‘termômetro’ do consumo e o que mais cresce do comércio catarinense. Em 2017 foi o responsável por puxar os resultados positivos do varejo em SC, resultado da desinflação dos alimentos e o início da retomada do poder de compra dos catarinenses”, afirma o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. No mês de abril, o setor registrou alta de 20,6%, no acumulado de 12 meses, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada esta semana pelo IBGE.

A expectativa desta edição é receber mais de 250 expositores e cerca de 35 mil visitantes, entre proprietários de supermercados, executivos, fornecedores de produtos, serviços, equipamentos, distribuidores e supermercadistas no geral. Organizado e promovido pela ACATS, o evento é um dos mais expressivos para a economia do Estado. A estimativa para esta edição é de geração de negócios na ordem de R$ 450 milhões de reais.

Anualmente aquece a rede hoteleira, com cerca de seis dias de lotação, além de movimentar restaurantes, bares, lanchonetes, serviços de transporte, entre outros. A organização envolve mais de 2.300 profissionais, gerando emprego e renda na região- cerca de 85% da mão de obra é local.